Embora o aniversário de 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado tenha acontecido no dia 01 de julho, a comemoração festiva aconteceu no domingo, dia 30 de junho, com a participação de um grande público, de no mínimo 1.500 pessoas, a maioria com algum vínculo com a entidade.
O fato me diz respeito, porque fui funcionário do STR por um período de cinco anos (1988 a 1992), quando pude testemunhar importantes marcos da história da entidade, destacando dentre os mesmos o ingresso do Sindicato na área comercial, com a instalação do supermercado, que é uma marca bem fixada hoje na região e jamais podemos esquecer as memoráveis conquistas das trabalhadoras rurais, com a regulamentação da Constituição Federal, consequentemente, a partir de 1991 elas passaram a obter o direito à aposentadoria de um salário mínimo nacional. Igualmente os até então considerados “chefes de família”, que recebiam apenas meio salário mínimo como benefícios de aposentadoria, tiveram os benefícios constitucionais.
O STR de Lajeado integra a lista dos primeiros seis Sindicatos da categoria, criados no estado do Rio Grande do Sul, oficialmente reconhecidos pelo então Ministério do Trabalho, mediante a concessão da “Carta Sindical”, documento de prova de existência legal. Logo mais, na sequência, surgem outros Sindicatos, entre os quais está o de Arroio do Meio que também tem uma bonita história de organização e de conquistas.
Quem conhece um pouco da trajetória do Movimento Sindical percebe as grandes mudanças que aconteceram ao longo de 50 anos. No caso específico de Lajeado, em um determinado período, antes da emancipação de várias localidades, a entidade tinha um quadro social de mais de 10 mil integrantes e praticamente só do sexo masculino. Arroio do Meio não era muito diferente, registrando momentos em que o seu quadro social tinha mais de quatro mil membros.
Lembramos da época em que o Sindicato fazia os encaminhamentos das baixas hospitalares dos agricultores; mantinha Convênios de assistência odontológica com o governo federal; intermediava bolsas de estudos para os filhos de agricultores, lutando de forma permanente pelos benefícios previdenciários, em uma época em que a mulher não era reconhecida como trabalhadora rural e o agricultor era tratado de forma discriminada.
Adilson Metz citou, com muita propriedade e oportunidade, que todas as mobilizações realizadas pelo Movimento Sindical sempre aconteceram de forma organizada, pacífica e ordeira e por isso foram exitosas. Os ainda filiados ao Sindicato reconhecem e aplaudem essa persistência e firmeza na condução da categoria.
Já não teve a mesma repercussão a manifestação de um convidado para a festa que, referindo-se aos recentes protestos e manifestações de rua, que vêm ocorrendo em todo o País, tratavam-se de ações patrocinadas por países do exterior, com a intenção de causar um desconforto interno, por interesses obscuros.
E o pão está mais caro!
Os meus fiéis e dignos leitores recordam que na coluna da semana passada, fiz um comentário, indicando a possibilidade de um aumento nos preços de produtos derivados da farinha de trigo (pão, massas, etc…), em índices próximos a 20%. Infelizmente temos a confirmação daquela desconfiança, fruto do descaso com que tem sido tratada a nossa política agrícola, em que se percebe que, por exemplo, o farelo de trigo é mais valorizado que o próprio grão de trigo. E esse tem sido, inclusive, destinado à alimentação animal, por ter menor valor comercial em relação a outros insumos.
Patrulha Mecanizada
A contemplação do município de Arroio do Meio com uma patrulha mecanizada pela secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), para o Programa de aquicultura, piscicultura e irrigação é um fato relevante, na medida em que o mesmo objetiva a diversificação das atividades econômicas nas pequenas propriedades rurais.
O grande desafio vai ser a organização da utilização das máquinas que vieram para atender a um total de 59 municípios dos Vales Taquari e Rio Pardo, com a previsão de execução de em torno de 10 projetos em cada cidade.