Arroio do Meio – O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) se reúne nesta sexta-feira para discutir a relação da suinocultura com a gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica Taquari-Antas. O evento ocorre nesta sexta-feira, a partir das 14h, no auditório do prédio 3.
Dados publicados pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos apontam que o consumo de água por suíno chega a 85 litros de água por dia. A informação repercutiu entre os agricultores.
De acordo com a secretária executiva do Codevat Cíntia Agostini, os produtores rurais contestam a informação. Dizem que hoje o consumo é muito menor, considerando o manejo da produção e as tecnologias usadas.
Todos os membros do comitê, representantes de sindicatos, Emater, Acsurs, SIPS, integradoras, produtores, e para todos que tiverem interesse no tema estão convidados para a reunião. O representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, o vice-prefeito Áurio Scherer, desconhecia a reunião. Na agenda, estão firmados outros compromissos.
Suinocultura
Conforme o relatório da entidade, o sistema de criação da suinocultura é intensivo e sob confinamento, concentrando um número elevado de animais em pequenas áreas. A estabilização dos dejetos provenientes da atividade na maior parte das granjas é o tratamento em meio líquido, embora existam casos de tratamento em cama de serragem.
O manejo em meio líquido aumenta o potencial deste efluente de chegar aos cursos d’água, embora nas propriedades gaúchas a fertirrigação seja praticada em larga escala (o licenciamento ambiental adverte sobre a necessidade prévia de identificação da profundidade do lençol freático, no sentido de impossibilitar-se sua contaminação).
O sistema faz com que a digestão da matéria orgânica com bactérias aeróbicas atinja níveis superiores a 90% e que o efluente gerado não seja despejado diretamente na água. Em consulta aos municípios através de questionários, esta prática foi confirmada. A distribuição espacial, com o intuito de identificar os locais onde existe maior incidência de animais por município é apresentada no Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) com o efetivo de suínos por município.