Lajeado – No 1º Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), os principais destinos, produtos e segmentos do turismo do Sul do país estarão em evidência, nos dias 15, 16 e 17 deste mês. A expectativa é receber 8 mil visitantes, além de representantes de agências de turismo e jornalistas. Nesta primeira edição serão ocupados 130 espaços divididos em três pavilhões. Mais de 180 profissionais estão envolvidos nos preparativos.
Os espaços do Salão de Turismo dos Vales – Explore Novos Caminhos serão divididos em Feira de Rotas e Roteiros Turísticos; Atividades Técnicas e Rodada de Negócios; Festival de Cultura; Gastronomia Regional; e Produtos Regionais. O coordenador do evento, Rafael Fontana, destaca que o Turisvales busca fortalecer o turismo nos Vales e no Estado.
“Vamos oferecer, através das atividades técnicas, ferramentas para os empreendedores qualificarem seus produtos e serviços e alternativas para ampliar os investimentos privados no setor. Também será a oportunidade para as regiões, por meio dos roteiros e eventos, terem contato direto com os agentes de viagem, ampliando a comercialização dos produtos turísticos”, disse.
Agências de turismo de várias regiões do Estado, além de jornalistas, estudantes e visitantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também do Uruguai já confirmaram presença. “Este evento será uma oportunidade para a promoção de novos roteiros e a comercialização de atrativos turísticos em expansão. Estamos satisfeitos com a receptividade do trade turístico nacional”, afirma Fontana.
No Turisvales, Arroio do Meio estará priorizando o projeto Caminhos da Forqueta. Conforme a coordenadora de Cultura e Turismo do município, Angelica Diefenthaler, embora não concluído oficialmente, é o que o município dispõe em termos de produto turístico formatado. “O município tem vários pontos turísticos, mas em termos de atrativos precisamos avançar. A feira será uma grande vitrina de roteiros, rotas e potencialidades”, declara a coordenadora.
Angélica considera também, a importância da oportunidade de expor o projeto turístico num evento em que regiões, agências, empreendedores e segmentos turísticos estarão focados no desenvolvimento do Turismo. “Não se cresce no anonimato, ou colocamos o produto na vitrina ou estaremos sempre remando contra a maré”, conclui.
Credenciamento antecipado garante ingresso gratuito
O diferencial deste evento é a entrada gratuita para os visitantes que realizarem o credenciamento antecipado. Quem não fizer a inscrição previamente no site www.turisvales.com.br até o dia 13 de agosto, terá que pagar R$ 15 para ter acesso ao Salão. No entanto, conforme explica o coordenador, o objetivo não é obter arrecadação com o valor recebido. “Nosso intuito é estimular a realização de cadastro prévio. A pessoa que não fizer a inscrição precisará pagar o valor estipulado, porém, esse custo será revertido ao visitante na forma de um vale-tur, onde o dinheiro poderá ser utilizado na aquisição de produtos dentro do Salão de Turismo”, esclareceu Fontana.
O Parque do Imigrante estará aberto nos três dias de evento, das 8h às 20h.
A Feira de Rotas e Roteiros Turísticos funcionará na quinta-feira, dia 15 de agosto, das 16h às 20h, e na sexta-feira e sábado, 16 e 17 de agosto, das 14h às 20h. As Agroindústrias e Artesanato, dia 15, funcionarão das 14h às 20h e dias 16 e 17, das 9h às 20h. O Café Bruxel estará aberto todos os dias das 8h30min às 20h.
A abertura oficial do evento ocorre na quinta-feira, dia 15, às 18h, no palco do pavilhão 1.
Reforma política será tema de encontro dos Legislativos no Turisvales
A reforma política será tema da próxima reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). O quinto encontro dos Legislativos da região ocorre no próximo dia 17, às 8h30min, no auditório Chimarrão (Pavilhão 4), no Parque do Imigrante. O palestrante será o diretor-presidente do Instituto de Assessoramento a Órgãos Públicos, advogado Gabriel de Oliveira. Ele é especialista em direito eleitoral e em processos de modernização legislativa, consultor em direito público municipal e eleitoral e procurador jurídico de Câmaras de Vereadores.