Dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante em Lajeado, os Vales do Taquari e Rio Pardo se mostrarão para o mundo durante a primeira edição do Turisvales. O evento é o momento certo para os municípios dessas regiões apresentarem seus atrativos na área.. O evento é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Sebrae, Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Desbravando o Vale
Programado para 25 de agosto a 22ª edição do projeto Passeios na Colônia. Desta feita, Forquetinha recebe a iniciativa que agita o turismo rural na região. Serão oito quilômetros de caminhada entre Vila Storck e o parque temático Christoph Bauer. Prestes a completar dois anos de operação, a iniciativa já atraiu 2700 pessoas. Na sequência virão as etapas de Picada May, Sério e Arroio do Meio.
No ar
Amanhã é dia de participarmos de bate-papo descontraído com Heron de Oliveira e convidados na Emoção FM de Arroio do Meio a partir das 9h.
Vale Cultura
A coincidência de comemoração, 25 de julho, juntamente com colono e motoristas, acaba deixando em segundo plano as homenagens aos escribas aqui do Vale. Mas, enfim, existe na região a Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat, com trinta associados. São pessoas que já publicaram pelo menos uma obra e que se reúnem mensalmente para debater a literatura. Conforme o historiador José Alfredo Schierholdt, na região, cerca de 300 pessoas dedicam-se à literatura.