NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Obra ‘LÁGRIMAS NO VALE’, mas há muito mais a relatar…

    11 de julho de 2025

    QUANDO A PONTE É MAIS QUE CONCRETO: o desafio de permanecer conectado

    11 de julho de 2025

    Município solicita reaproveitamento das galerias de concreto da estiva

    11 de julho de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Forquetense comemora 80 anos com homenagens

      5 de julho de 2025
      Recent

      Forquetense comemora 80 anos com homenagens

      5 de julho de 2025

      Liga de Bocha de Arroio do Meio organiza dois campeonatos de bocha

      29 de junho de 2025

      Forqueta Alta reinaugura campo de futebol

      28 de junho de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Sindicato celebra 50 anos de atividades
    Especial

    Sindicato celebra 50 anos de atividades

    adminBy admin18 de agosto de 2013Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Arroio do Meio – O salão da comunidade de Linha 32 ficou pequeno para tanta co-memoração. Os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro (STR) foram comemorados na terça-feira, dia 13, no salão da comunidade de Linha 32. Lá estiveram cerca de 700 pessoas. Alguns, que conhecem a história pelo que lhes foi narrado. Outros porque foram os protagonistas dela.

    Abrindo a cerimônia, o presidente do STR, Carlos Pedro Kirch falou sobre a história de lutas e conquistas. Em seguida, Kirch fez um agradecimento especial aos agricultores. “Queremos transmitir nossa gratidão a todos os que deixaram suas prioridades de lado, para se engajar nas lutas”, declarou.

    Representaram a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) Carlos Joel da Silva e a Câmara de Vereadores foi representada por Airton Schmitt. Schmidt destacou muitos momentos importantes na trajetória do STR, como as conquistas do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) na obtenção das aposentadorias integrais para todos os agricultores.

    Representando o prefeito municipal, o também vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Áurio Scherer justificou a escolha do local da comemoração. “Escolhemos a comunidade de Linha 32 para realizar esta grande festa porque aqui tem o cheiro da nossa gente, das nossa caminhada”, disse.

    Scherer declarou que as conquistas dos agricultores não vieram de forma gratuita. “Os benefícios que obtivemos não foram conquistados com a bondade de nenhuma autoridade. Foi sim pela luta dos que foram para as ruas”, destacou. Segundo ele, o sindicato tem mui¬tos desafios pela frente. “Uma de nossas bandeiras é trazer a UTI para o Hospital de Arroio do Meio. Porque com ela virão mais especialidades, mais atendimento, mais saúde para a população”, explicou.

    O Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi fundado em 13 de agosto de 1963, por 142 pessoas, que acreditaram na união de forças, para conduzir o setor primário ao patamar de importância que ele ocupa hoje em toda a sociedade.

    Cinco décadas do STR

    A história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio nasceu da necessidade que os agricultores tinham de buscar melhores condições de vida. Foram 142 os idealizadores desta entidade, que ainda hoje traz grande orgulho para o município. Várias batalhas foram travadas e bravamente vencidas.

    Nas primeiras duas décadas (60 e 70), a situação do agricultor era delicada. Quase ninguém olhava por eles. Conforme os anos foram passando, novas ideias trouxeram coragem para que as bandeiras fossem defendidas. Daí para diante, atendimentos médicos e odontológicos foram assegurados. Em seguida, pensões às viúvas antes do ano de 1971. Então elas foram para a luta.

    No início da década de 1980, as mulheres do campo – principais responsáveis pela agricultura de subsistência, ainda eram consideradas donas de casa. Com força e determinação, obtiveram o direito de serem consideradas agricultoras. De quebra, conquistaram a aposentadoria integral para o homem, aos 60 anos, e para elas, aos 55.

    Depois disso, os movimentos em defesa do setor primário buscaram e conseguiram créditos mais viáveis, numa união que certamente serve de exemplo a muitas classes. O século 21 iniciou com a garantia da habitação rural. O primeiro programa do mundo a beneficiar com casas, feitas com crédito subsidiado, aqueles que não queriam abandonar a roça.

    A área administrativa é um verdadeiro esteio aos associados. O atendimento torna a conversa mais amiga, e vai muito além. A eficiência é a de sempre. Desde a fotocópia, até a organização dos documentos para a aposentadoria, tudo é feito com dedicação. Este quesito é elogiado por todos, jovens e nem tão jovens assim, que já precisaram dos préstimos do STR.

    Chegamos em 2013. Imponente e altamente rentável, na rua Dr. João Carlos Machado, há o Supermercado dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio. Para contar esta história, fomos a Travesseiro, Capitão, além de grande parte do interior do município sede, ouvir as histórias que os protagonistas do campo tinham para contar.

    O STR é grandioso e escreve uma história brilhante. A luta é constante e dinâmica. A mesma bandeira deve ser defendida, e cada vez com mais afinco. É fundamental olhar para trás e lembrar das dificuldades, revisar os erros, para que eles não sejam os carrascos do futuro. É preciso também seguir lutando.

    Revista dos 50 anos

    Na ocasião do almoço, promovido pelo STR, o Jornal O Alto Taquari iniciou a veiculação da revista dos 50 anos da entidade. A revista buscou, além de registrar a história do sindicato, resgatar associados de Capitão e Travesseiro, além de ouvir os anseios dos jovens, também integrantes do STR de Arroio do Meio. A publicação é direcionada a associados, assinantes e público em geral.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Paisagens congeladas e termômetros abaixo de zero marcam o início de julho

    4 de julho de 2025

    Jovens de Moçambique realizam intercâmbio sociocultural em Arroio do Meio

    28 de junho de 2025
    Não perca

    Obra ‘LÁGRIMAS NO VALE’, mas há muito mais a relatar…

    11 de julho de 2025

    Momento de autógrafos com os autores também marcou a noite Por Liniker Duarte Ocorreu na…

    QUANDO A PONTE É MAIS QUE CONCRETO: o desafio de permanecer conectado

    11 de julho de 2025

    Município solicita reaproveitamento das galerias de concreto da estiva

    11 de julho de 2025

    À luz de vela

    11 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Obra ‘LÁGRIMAS NO VALE’, mas há muito mais a relatar…

    11 de julho de 2025

    QUANDO A PONTE É MAIS QUE CONCRETO: o desafio de permanecer conectado

    11 de julho de 2025

    Município solicita reaproveitamento das galerias de concreto da estiva

    11 de julho de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Obra ‘LÁGRIMAS NO VALE’, mas há muito mais a relatar…

    11 de julho de 2025

    QUANDO A PONTE É MAIS QUE CONCRETO: o desafio de permanecer conectado

    11 de julho de 2025

    Município solicita reaproveitamento das galerias de concreto da estiva

    11 de julho de 2025

    À luz de vela

    11 de julho de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.