Arroio do Meio – Com o objetivo de diminuir o consumo de sal e qualificar a alimentação dos alunos do município, a secretaria de Educação, por meio da nutricionista Joice Johann, promoveu um treinamento com as manipuladoras de alimento das escolas. Intitulada de Menos sal, mais saúde, a ação faz parte do projeto Reeducação Alimentar: combatendo a obesidade infantil, que se soma com outras ações realizadas pela Administração Municipal, em busca da qualidade dos alimentos oferecidos às 13 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e oito escolas comunitárias de educação infantil (Eceis). Desde 2010, a base da alimentação escolar é proveniente da agricultura familiar.
O encontro iniciou com dinâmica de integração entre as preparadoras de alimento das Eceis, e seguiu com orientações a respeito dos perigos do uso excessivo do produto, importância da introdução de ervas naturais no incremento dos temperos e esclarecimentos sobre a pirâmide alimentar. Após, a nutricionista ensinou o grupo a produzir sais temperados com ervas. Ao final do encontro, as preparadoras receberam mudas de temperos que serão plantadas nas hortas escolares.
A secretária de Educação, Eluise Hammes, afirma que essa ação será estendida aos educadores, diretores e pais das Eceis e Emefs, por meio de palestras educacionais, com o objetivo de levar orientações para melhorar os hábitos alimentares, contribuindo para o bem estar e a saúde dos alunos.