Capitão – A aquisição de uma viatura está nos planos do Conselho da Comunidade de Execução Penal. A entidade busca informações a respeito do projeto de receber, por meio de doação, veículos apreendidos e que estão em depósitos. A ideia seria solicitar as autoridades estaduais um veículo para facilitar a locomoção dos integrantes do Conselho – que hoje é feito com veículos particulares.
O movimento surgiu após a informação de que um município do Vale do Taquari conseguiu quatro carros neste sentido. O problema está em saber como o grupo deve proceder para conquistar esta meta. Caso só seja possível por meio de prefeituras, a ideia é buscar uma doação por meio de um dos municípios atendidos pela comarca de Arroio do Meio.
Outra questão levantada pelo Conselho é a participação de dois municípios: Coqueiro Baixo e Pouso Novo que quase não tiveram representações nas reuniões realizadas a cada primeira terça-feira do mês. As conversas com os chefes de Executivo serão intensificadas.
Recursos públicos
São diversos os projetos do Conselho para a melhoria do presídio arroio-meense – considerado modelo para casas prisionais de segurança mínima. Entre eles, a construção de um parlatório para advogados e presos e a de um muro. Esta última é uma demanda ordenada pelo promotor.
O problema está nos recursos. A sistemática para a obtenção do dinheiro por meio da Justiça mudou o que dificulta o acesso ao montante. Agora, o conselho busca o apoio das prefeituras para poder dar continuidade aos projetos.
Alunos
A reunião deste mês ocorreu na Câmara de Vereadores de Capitão. Faz parte do projeto de visitar os municípios da Comarca para informar os trabalhos executados pelo grupo. Cerca de cem crianças das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade prestigiaram.
Palestraram a presidente do grupo, Lourdes Zanatta Both, e o diretor do presídio, Carlos Sandoval. Eles apresentaram os dados da casa prisional e do perfil do presidiário. A ideia é fazer os alunos se distanciarem das ações que os permitam ir para a cadeia. Neste ano, já foram visitados Nova Bréscia e Travesseiro.