Lajeado – Quem busca modernidade, funcionalidade, aliados à sustentabilidade tem programação especial para este final de semana. Com o slogan “Tudo se encaixa Aqui”, iniciou nesta quarta-feira (25), a sexta edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil). A expectativa é que mais de 35 mil pessoas visitem o evento, e a projeção é que os negócios ultrapassem os R$ 20 milhões.
O evento, considerado um dos três maiores do ramo no Estado, reúne no Parque do Imigrante, em Lajeado, 200 estandes de empresas locais, regionais e de outras partes do Rio Grande do Sul. Na cerimônia de abertura, o presidente da comissão organizadora, arquiteto André Kieling, frisou o esforço de todos para a realização de um evento cada vez mais atrativo. “Manter o nível das edições anteriores é uma obrigação, mas a intenção é superá-lo, potencializando os acertos, aprendendo com os erros e usando a criatividade para ousar cada vez mais”, disse.
Kieling falou sobre política, recomendando que nas próximas eleições sejam escolhidos nomes oriundos do Vale do Taquari. “Esta é uma opinião pessoal. Em levantamento feito pelo meu irmão, constatamos que 60% dos eleitores da região votam em candidatos a deputado, tanto estadual quanto federal, de fora do Vale. É preciso buscar representatividade dentro dos nossos limites geográficos”, alertou.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Ronaldo Zarpellon, disse que a feira representa a pujança da matriz econômica da construção civil da região. Zarpellon destacou a importância das parcerias que levam a Acil e o município a se destacarem no âmbito estadual.
O deputado Edson Brum representou a Assembleia Legislativa e elogiou a organização do evento e o Vale do Taquari. “Nós, da Assembleia, reconhecemos o trabalho feito no Vale do Taquari e o defendemos. A Construmóbil é a vitrine do setor da construção civil, e a cada edição ela está melhor. A feira comprova o empreendedorismo do Vale”, reconheceu.
Já o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, lembrou que a região trabalha para crescer. “Esta feira é a prova de que nada dá errado e que aqui não cabe pessimismo. Representa a possibilidade concreta de que devemos ser otimistas. Somos o segundo polo moveleiro do Estado.”
Carbono neutro
A feira é considerada um evento neutralizado. Todas as emissões de carbono serão compensadas com o posterior plantio de árvores nativas pela comissão organizadora. As atividades da Construmóbil 2013 estão sendo alvo de completo inventário da geração de carbono durante a sua realização. Com isso, serão tomadas medidas para neutralização dos impactos ambientais produzidos, como gasto de energia e geração de resíduos.
PROGRAMAÇÃO DA CONSTRUMÓBIL 2013
Sábado, dia 28
Funcionamento: 10h às 23h
18h: Lançamento 1º Desmob 19h30min: Oclaje
Domingo, 29
Funcionamento 10h às 19h
Programação de shows/ Pavilhão 4
28/09 Sábado 19h – 21h30 – Leandro Lages
29/09 Domingo 16h- 18h30 – Rogerinho