A possibilidade de desvios de recursos financeiros do Programa de Aquisição de Alimentos, que integra o Fome Zero, fez com que a Polícia Federal iniciasse, nesta semana, uma operação de investigação denominada de “Agro-fantasma”.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é suspeita de participar do esquema, permitindo a utilização de notas fiscais, simulando a comercialização de produtos inexistentes, produzindo, inclusive, relatórios com dados falsos. E os locais que deveriam receber alimentos, recebiam menos do que o previsto ou até nada lhes era entregue. A Polícia encontrou situações em que produtores “habilitados” nunca forneceram produtos ao programa e tampouco produziram os produtos especificados nas notas fiscais.
Enquanto as apurações são feitas, comenta-se que há, pelo menos, três ministérios citados no processo, que não deixa de ser mais um fato grave, em se tratando de mau uso do dinheiro público.
Mensalão, desvio de recursos no Ministério do Trabalho e agora mais outras áreas do governo federal sob suspeição, dão cada vez mais argumentos e razões para a população não mais acreditar em coisas sérias.
A presidente Dilma ocupa-se ultimamente muito com o que considera de espionagem dos norte-americanos, ou outros… Seria interessante se ela passasse a trocar o discurso e atacar outro crime mais próximo, que é a trairagem de pessoas que deveriam ser de sua confiança.
Aliás, falar em espionagem internacional, não é muito diferente do que acontece ao nosso redor, por exemplo, com o processo de grampeamento de telefones de muitas pessoas. Isso é um instrumento de violência que órgãos de segurança (o Estado), utiliza para vigiar, para intimidar e não raras vezes punir autoridades ou cidadãos comuns.
Fórum Tecnológico do Leite
Deixei de fazer uma referência a um importante evento que aconteceu na semana passada, dia 18, na cidade de Teutônia, em uma promoção do conceituado Colégio Agrícola estabelecido naquela cidade.
O 7º Fórum Tecnológico do Leite tinha como pauta principal a “Gestão da nutrição em bovinos de leite: agregando valor à atividade”.
Um expressivo grupo de produtores de leite de Arroio do Meio e de outros municípios da região participou do encontro, e, a partir de manifestações de quem esteve lá, dá para afirmar que foi uma boa oportunidade no intento de profissionalizar a atividade.
O aprendizado, a informação e a observação das boas experiências são fundamentais no rendimento das propriedades. Todavia, não basta apenas a preocupação com a alimentação do rebanho se não ocorrerem outras práticas, como a sanidade e os manejos, foram algumas das recomendações transmitidas no Fórum.
Procetube
O Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovídea – Procetube deve ser intensificado a partir do próximo ano. Isso porque o seu desenvolvimento requer significativos recursos financeiros e a maioria dos municípios têm dificuldades neste aspecto.
Em que pese à importância do programa, ele corre riscos sem o comprometimento dos governos estadual e federal na sua aplicação.