Arroio do Meio – Apesar da chuva e do mau tempo, centenas de pessoas prestigiaram a abertura oficial da XXIII Feira do Livro, realizada na tarde de domingo, na área coberta localizada junto à secretaria de Educação e Cultura. Com a presença de 20 editoras e livrarias, a estimativa é de que cerca de 3.200 alunos, mais a comunidade em geral visitem a feira, que segue com atrações especiais até às 11h15min de quinta-feira, dia 5.
A programação de abertura iniciou com a formatura dos alunos do projeto Trânsito para Todos Nós, realizado no primeiro semestre nas escolas do município, envolvendo cerca de 260 alunos do 4º ano em atividades de educação para o trânsito. Na sequência, a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes e o prefeito Sidnei Eckert reforçaram o convite à comunidade para que participem da feira e lembraram outros projetos que vem sendo trabalhados nas escolas, com destaque para o Escola e Família: de mãos dadas pela educação. “Que a gente faça da CulturArtchê um evento de participação e envolvimento de toda a comunidade”, propôs Eckert. Após, o grupo teatral da Brigada Militar de Santa Rosa apresentou a peça O motorista maluco, com mensagens de conscientização para os perigos do trânsito. Para encerrar a tarde, o show musical Nativos Gaúchos apresentou canções tradicionalistas enquanto algumas pessoas visitavam a feira e outras degustavam o chimarrão em família.
Hoje e amanhã a Feira segue das 8h às 18h, com visitação ao Salão de Arte, Palco de Talentos, peças teatrais e Rádio CulturArtchê. Na quarta-feira, dia 4, a programação estende-se até às 22h, quando ocorre a etapa local do concurso cultural A Hora dos Talentos e a exibição dos curta-metragens da II Mostra Estudantil de Curtas Arroio-meenses (MECA), produzidos por alunos das escolas municipais, com ênfase na temática da CulturArtchê.