Lajeado – A adaptação dos trabalhos do setor contábil com o novo pensamento da Geração Y norteia o 11º Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari. Organizado pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da região (Sincovat), tem como tema Contabilidade na velocidade da Geração Y.
Em visita ao AT, os representantes da entidade, Delmar Bruxel e Glicério Bergesch, afirmam que há uma dificuldade para entender o pensamento dos mais jovens no setor. “A gente não tem muita certeza para que lado eles vão e às vezes é difícil mantê-los na empresa por mais de três anos”, avalia Bergesch.
A tentativa é de cativá-los e conseguir a contribuição deles por um período mais longo. Porém, o imediatismo e a proximidade cada vez mais frequente com a tecnologia se apresentam como um grande desafio para o setor.
Eles lembram que, antes, era necessário muitos papéis e o constante uso da calculadora para realizar o trabalho. Hoje, é diferente. “O problema é que só o dinamismo não adianta. Os profissionais precisam estar capacitados para este tipo de atuação, e só ficar no computador não ajudará”, complementa Bruxel.
O 11º Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari ocorre no dia 19 de setembro, no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. O credenciamento começa às 7h45min, com entrega de material, e se encerra às 19h30min, com a aula magna com o doutor em Ciências Contábeis e presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação no setor, Ernani Ott.
As inscrições podem ser efetuadas no site www.sincovat.com.br. Para os profissionais, o custo é de R$ 75 e, para acadêmicos, o valor é de R$ 65.
Segundo maior evento da categoria
Bruxel e Bergesch afirmam que o seminário é o segundo maior evento da classe no Estado. Reúne, em média, 500 pessoas no complexo da Univates. Para este ano, em virtude do espaço, deve atingir 450 inscritos.
O Rio Grande do Sul conta com 35 mil profissionais em Contabilidade. Destes, 1,2 mil são do Vale do Taquari. A organização do sindicato o torna referência no Estado e no Brasil, ao ponto de ter integrantes em diversas associações da categoria.