Arroio do Meio – O CTG Querência do Arroio do Meio se transformou em palco para escritores na noite de quinta-feira. A comunidade prestigiou o lançamento do livro “Na roda de chimarrão…”, realizada às 20h, com a presença da Orquestra de Imigrante. Foram homenageados os 153 arroio-meenses selecionados para o livro. Os textos fizeram parte do 11º Concurso Literário de Arroio do Meio.
O concurso mobilizou cerca de 500 pessoas de diferentes idades e culturas, que escreveram histórias marcantes contadas em rodas de chimarrão. Dos selecionados, 137 são alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 16 da comunidade.
A seleção foi feita por comissões formadas por representantes de diferentes segmentos da comunidade, que avaliou critérios como criatividade, clareza, ortografia, pontuação, coesão e coerência, pertinência ao tema, originalidade e aspectos da estrutura do texto.
No lançamento do concurso que dá origem ao livro escrito por arroio-meenses, realizado em março deste ano na Área de Lazer Pérola do Vale, a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, afirmou que a iniciativa tem o objetivo de incentivar a comunidade a trazer à lembrança vivências e impressões em relação ao tema proposto, e valorizar a produção textual realizada no contexto escolar e comunitário.
O prefeito Sidnei Eckert ressaltou que o concurso é uma forma de incentivo para que todos os cidadãos escrevam mais uma página da história local. “Cada um de nós pode ajudar a escrever essa bela história”.