Nos dias 8, 9 e 10 ocorre a IV Forquetinha Expofest. Mais de 30 mil pessoas são esperadas no Parque de Exposições Christoph Bauer. O evento promete evidenciar o potencial econômico do município e surpreender o público com muita festa.
Cerca de 150 expositores, 80 chopeiras e 100 prêmios diferentes aguardam os espectadores da feira comercial, industrial, agroindustrial e festa típica. Três salões contarão com apresentações simultâneas de bandas alemãs. Serão disponibilizados também quarto restaurantes com pratos característicos da cultura germânica. Haverá ainda a opção de restaurantes convencionais e pizzaria.
Entre as apresentações previstas para os três dias, destacam-se a Schulfest ‘’Festa da Escola’’, com espetáculo artístico folclórico das escolas municipais e a gravação do DVD com o humorista Maurício, marcada para o sábado, após o meio-dia.
O prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter, ressalta que aqueles que visitarem o Parque em ônibus com mais de 40 pessoas receberão um barril de 20 litros de chopp. É preciso comunicar à administração o interesse em participar, pois o número de barris é limitado.
Entre as novidades está a Vila Germânica, projeto inovador que contará com chopeiras ao centro, espaços para exposições e acessos cobertos interligados com outros espaços do parque. A estrutura de 700 metros quadrados é dividida em quatro alas, e possui vista panorâmica. Além da Vila, foi construída uma torre com 20 metros de altura, que permite uma vista privilegiada do horizonte.
Já nas atividades de entretenimento estão os Jogos Germânicos, divididos em oito modalidades – entre elas: Bolão, Kegelspiel e Eisstocksport. Um diferencial neste ano é a disponibilização de um helicóptero para vôos panorâmicos, com preço acessível à população. O estacionamento interno do parque também foi ampliado.
Ainda no local a Avenida dos Municípios expõe as potencialidades de 21 cidades da microrregião – município do G-8 e convidados entre outros destaques temáticos e monumentos germânicos.
A organização do evento iniciou há cerca de um ano, por meio de 70 subcomissões envolvendo mais de 200 pessoas, entre funcionários públicos e voluntários. “Um grupo solidário e coeso, engajado de forma mútua pela consolidação do evento no cenário regional”, frisam os organizadores.
Em setembro, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de incentivo de R$ 50 mil para o evento. Os acessos asfálticos pelo bairro Conventos, Lajeado, e por Canudos do Vale, facilitarão a chegada ao parque. Não há cobrança de ingresso. Para participar do sorteio dos prêmios, é preciso estar trajando vestimentas típicas do folclore alemão.
Para proprietária da Mepase, Patrícia H. Allgayer o evento é importante pois a preparação envolve a população e embeleza a cidade. A Mepase foi fundada em 1986 e conta com 150 colaboradores. A venda é exclusiva para empresas. Os produtos são distribuídos para os estados do RS, SC, PR e SP. A indústria de Móveis São Luiz, de Capitão será uma das expositoras da festa.
Orquestra Continental
Entre as atrações que vão animar a Forquetinha Expofest está a Orquestra Continental que vem de Itapiranga, Santa Catarina. A cidade é considerada o berço nacional da Oktoberfest. Com 12 anos de estrada, a Orquestra Continental, tem seis CDs e dois DVDs gravados e está se consolidando como uma das melhores bandas no gênero de animação de festas típicas alemãs.
Já mostraram o trabalho musical em cidades de sete estados do país e o proprietário Lairton Korbes, garante que nas três apresentações que farão a partir de hoje à noite, no Parque de Exposições Christoph Bauer em Forquetinha, não faltará um repertório animado. “O turismo está crescendo em todo o mundo e Forquetinha está fazendo um trabalho que poucos municípios conseguem fazer. O Parque Christoph Bauer tem uma estrutura invejável”, elogiou.
Além da Orquestra Continental, há outras atrações na festa que começa oficialmente hoje às 20 horas. Nos três dias não haverá cobrança de ingresso. É uma festa de integração com o povo.