Arroio do Meio – Adolescentes do sexo feminino, de 11 a 13 anos de idade, terão a oportunidade de se imunizar de forma gratuita contra o vírus HPV. A primeira etapa da campanha de vacinação ocorre no período de 10 de março a 10 de abril. O lançamento ocorreu na quarta-feira, dia 12, no Posto de Saúde Central, e contou com a presença das diretoras das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), Colégio Bom Jesus e Escola Estadual Guararapes, prefeito Sidnei Eckert, secretária de Saúde Helena Matte, representante da secretaria de Educação e Cultura, Naiara Tres e equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, as profissionais de saúde orientaram as diretoras e esclareceram dúvidas sobre o assunto.
A vacinação será realizada nas escolas por enfermeiras capacitadas para a aplicação. A vacina deve ser aplicada em três etapas, sendo a primeira no período de 10 de março a 10 de abril, a segunda a partir de 10 de setembro (conforme a data que cada adolescente receber a primeira) e a terceira num período de 60 meses (cinco anos) após a primeira dose. A vacina garante a imunidade vitalícia contra o vírus. A meta é vacinar 402 adolescentes no município.
O vírus HPV é um dos causadores do câncer de colo de útero, que, segundo o Ministério da Saúde, é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. O HPV é uma sigla americana que significa Vírus do Papiloma Humano. Estes vírus são capazes de infectar pele e mucosas e podem ficar no organismo durante anos até se manifestar. O contágio ocorre diante relações sexuais e de mãe para filho durante o parto. Em 2014 e 2015 a vacinação ocorre em forma de campanha e a partir de 2016 deve fazer parte do calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde. As únicas contra indicações são para gestantes e adolescentes que tenham engravidado após a primeira ou segunda dose.