Vale do Taquari – A apresentação dos dois estudos prévios necessários à elaboração do projeto executivo para a duplicação das rodovias entre Venâncio Aires e Muçum ocorreu na terça-feira, dia 25, no salão da Churrascaria Roda Viva, em Arroio do Meio.
O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, abriu a reunião lembrando que a duplicação do corredor RSC/453 – ERS/130 – RS/129 começou a ser discutida em setembro de 2008 devido às dificuldades enfrentadas pelos motoristas no trevo de acesso à cidade. Citou ainda o trajeto entre Lajeado e São Caetano onde há dificuldades de ultrapassagem.
Conforme o então presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Oreno Ardêmio Heineck, trata-se de um problema bom, pois o estrangulamento no trânsito só ocorre quando a cidade cresce. “É um sinal de desenvolvimento.” Mas como as necessidades são muitas e os recursos são poucos, foi preciso unir os municípios envolvidos.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o Relatório Técnico de Viabilidade Ambiental (RTVA) foram realizados pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), de Canoas, sob a coordenação da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT). O custo de cerca de R$ 160 mil foi financiado pelos municípios.
A engenheira civil e coordenadora de projetos da STE, Zélia Silveira d’Azevedo, explica que o estudo avalia o que pode ser feito para melhorar as condições da rodovia e se é viável de acordo com o custo/benefício.
Características do trecho
O estudo de engenharia e da parte ambiental foi realizado no trajeto de 70,9 quilômetros, sendo avaliada a situação do pavimento.
Zélia aponta que se trata de uma área com grande número de comércio e indústrias. Destaca que a produção e a renda gerada nos municípios estão centradas nos setores do comércio, sobretudo varejista, e de serviços, responsável pela maior parte dos empregos gerados localmente; mais de 70% do emprego gerado estão no setor terciário.
Outra característica forte, cita a engenheira, é que ocorrem interações entre os municípios, especialmente nas polarizações de empregos, nas viagens de transportes, na rede e hierarquia urbana, nas universidades e centros de pesquisas, nos serviços de saúde. “Isso faz com que o tráfego aumente significativamente. A taxa de crescimento é grande nesses municípios.”
Duplicação é urgente
Zélia diz que foi preciso avaliar a capacidade do corredor. “Juntamos cinco elementos para qualificá-los.” Na segmentação foram analisados o volume de tráfego e as características e condições da via.
O segmento 1 abrange os municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Cruzeiro do Sul. O 2 contempla Lajeado, e o 3 Lajeado e Arroio do Meio. O 4 está entre Arroio do Meio e Encantado e o 5 entre Encantado e Muçum.
A pior situação se encontra entre Lajeado e Arroio do Meio. O trecho 3 foi classificado pela STE como nível E, ou seja, já atingiu a capacidade de tráfego e necessita de duplicação urgente. Em 90% do percurso a ultrapassagem é proibida, dificultando a fluidez do trânsito. Deve ser prioridade quando elaborado o projeto de execução.
No segmento 1 a ultrapassagem é proibida em 60% do trajeto, e nos demais (2,4 e 5) em 80% da extensão.
Para o trajeto entre Encantado e Muçum é indicado a construção de terceira faixa, devido à característica de relevo sinuoso e montanhoso que dificulta o trânsito de veículos pesados.
Avaliação econômica
Foram propostas duas alternativas. Uma é restaurar o pavimento em toda a extensão e a outra é duplicar as seções de 1 a 4 e construir terceiras faixas em 30% do trecho 5, além de restaurar todo o pavimento.
Como o estudo apontou a viabilidade econômica para as duas alternativas, a STE indica a segunda como sendo a mais eficaz.
De acordo com o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto, após a reunião com o Conselho da Região Pedagiada (Corepe), no dia 8 de abril, na Acil, em Lajeado, será pensado na criação do projeto de execução. Não descarta a possibilidade de realizar a obra em partes, dividindo por trechos, conforme os recursos que podem ser angariados via financiamento.