Arroio do Meio – A secretaria da Agricultura trabalhou na última semana na execução de terraplenagem e abertura de acesso na propriedade de Gilmar, 47, e Leoni Gerhardt, 43, em Linha 32.
Em poucos meses a produção do suinocultor deve triplicar, já que estão sendo construídos dois novos chiqueiros no local, com capacidade para 300 suínos cada. O investimento ultrapassa os R$ 220 mil e deve ser concluído para o início do segundo semestre. Atualmente o suinocultor possui uma creche que abriga 300 suínos em fase de terminação.
A renda da família Gerhardt é complementada com 17 vacas leiteiras, criação de terneiros e produção de doces caseiros, vendidos semanalmente na Feira do Produtor, realizada em sábados na Rua de Eventos, Centro.
O principal motivo do investimento, de acordo com o produtor, é a confirmação da sucessão familiar da atividade, com a permanência do filho Everton, 18, na propriedade. O casal tem também um filho de 15 anos, Leonardo, que ainda não se decidiu pela profissão. “Queremos agradecer o apoio da Administração Municipal e secretaria da Agricultura, que nos incentiva e nos ajuda bastante”, frisa.
Gerhardt está de volta ao interior há 11 anos, depois de 15 dedicados ao setor de indústria. Voltou pensando na qualidade de vida, horários e autonomia.
O secretário da Agricultura, Paulo Heck, afirma que semanalmente a equipe da secretaria divide-se em diferentes frentes de trabalho para atender a demanda dos produtores do município.
Conforme Heck, esta é a segunda terraplenagem de grande porte executada este ano, tendo mais seis obras com licenciamento ambiental aprovado esperando pelo serviço, o que soma mais de R$ 2 milhões em investimentos por parte dos produtores nas áreas de agroindústria, suinocultura e setor de leite.