Nesta semana compartilhamos nossa coluna com o amigo e dirigente sindical Lauro Baum, do STR Lajeado com abrangência em Marques de Souza, Forquetinha e Canudos do Vale: Administração financeira na família
“O momento é muito oportuno para fazer uma abordagem deste assunto que, admitindo ou não, ainda é complexo nas empresas. Mas, quando analisamos este assunto nas famílias, fica mais complicado.
Até bem pouco tempo, por motivos culturais, era extremamente machista na maioria dos lares. Ainda bem que houve mudanças para melhor. Estamos na era de distribuir as responsabilidades. E que responsabilidades. Dividir o que com trabalho e dedicação se conseguiu. Isto é uma tarefa fácil? Certamente não, pois, onde tem duas pessoas no mínimo tem duas ideias. Assim aumenta na proporção do número familiar.
E para a Páscoa, vamos comprar chocolates em barras ou ovos? Bombons? Qual marca? Quem sabe, investimos em eletrodomésticos, reforma da casa ou viajar. Às vezes é necessário optar, e essa opção nem sempre é tão amistosa. São diferentes gerações num mesmo grupo familiar. Mas, é real. Há prioridades, realizações e permanecem sonhos. Ainda bem que evoluímos nesta área da administração financeira em família. Mesmo que lentas, mas as mudanças acontecem.
Alguns dados já são motivos de comemoração. Por exemplo, a descentralização do poder na família. No último sábado participei da assembleia de núcleos da Sicredi quando foi apresentado que 43% das contas de pessoas físicas são do sexo feminino. E uma cena cada vez mais comum é encontrar jovens abrindo suas contas. Para amenizar o culpado de um erro ou elogiar uma conquista precisamos diluir as responsabilidades desde o início. É uma tarefa que exige diálogo e análise das prioridades com visão para onde queremos ir ou estar com a situação financeira familiar. A data em questão não pode ser o único argumento. Feliz Páscoa a todos.”