Arroio do Meio – Inicia na tarde da terça-feira, dia 22, e segue até 9 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. No sábado, 26, ocorre a mobilização nacional, quando todos os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h para imunização.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de 5 anos. Antes apenas crianças menores de 2 anos recebiam a vacina.
Durante o lançamento da campanha no Brasil, no dia 2, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. “A extensão da faixa etária para os menores de 5 anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos.”
Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.
Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas.
Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa etária foi o fato das taxas de internação com crianças menores de 5 anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos.
Estratégias no município
O principal objetivo da campanha, de acordo com a secretária de Saúde, Helena Matte, é reduzir a mortalidade e as complicações em decorrência do vírus Influenza.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o município é de 4.938 pessoas vacinadas. Para alcançá-la, a equipe da saúde montou estratégias que incluem visitas aos grupos e lar de idosos para aplicação da vacina, vacinação em todos os postos (Central e ESFs Bela Vista, Aimoré e Navegantes) no período de campanha, visita domiciliar a idosos acamados, horário de atendimento nos postos de saúde estendido até às 19h nos dias 25 de abril e 2 de maio e envio de material explicativo às escolas.
Conforme dados da secretaria de Saúde, 123 casos foram notificados em 2013 na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. Destes, 18 foram confirmados como Influenza A H1N1, dos quais quatro morreram sem ter aplicado a vacina. Em Arroio do Meio, 2.529 idosos foram vacinados em 2013.
Em Marques de Souza
Os postos de saúde estarão abertos no dia 26, quando ocorre o “Dia D” de mobilização contra a gripe, um mutirão que busca vacinar o maior número de pessoas.
As unidades de Bela Vista do Fão, Tamanduá e da sede funcionarão das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia.
SAIBA MAIS:
Grupos prioritários?
Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica atualizada; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres que tiveram bebê em até 45 dias; indígenas; detentos.
Contraindicações:
Pessoas que têm alergia ao ovo e a outro componente da vacina não devem fazê-la.