Arroio do Meio – Deve iniciar nos próximos dias a execução da primeira etapa da pavimentação das ruas Castro Alves, Euclides da Cunha e 29 de Maio, localizadas no loteamento Glória, bairro Bela Vista. A obra inicia com adequação da rede pluvial e redimensionamento da rede de água da Corsan e será financiada com recursos oriundos do Ministério das Cidades, intermediados pelo deputado federal Afonso Hamm.
Outra pavimentação que está em fase adiantada de execução é das ruas do Loteamento Benno Gerhardt/ Dom Pedro II, fundos do Supermercado Dália. A obra é realizada de forma associativa, que prevê a execução do projeto, acompanhamento e serviços de máquina por parte do poder público e pagamento da mão de obra e material por parte dos proprietários de terrenos. O investimento é de R$ 380 mil e contempla quatro ruas, num total de 7.300m² de calçamento com pedras de basalto. A Chão de Pedras é a empresa executora.
De acordo com o secretário de Planejamento, Henrique Meneghini, as pavimentações associativas iniciaram em 2012, com a execução de duas ruas no bairro Bela Vista. Em 2013 foi a vez da rua Paraná, bairro Aimoré. Para este ano estão previstas as ruas Pinheiros e Violetas, no bairro Bela Vista e Arthur Guilherme Kauffmann e Romilda Wathier, em São Caetano. Nos dois casos já foram realizadas as reuniões com apresentação dos projetos para a comunidade e definidas as empresas executoras das obras.
Nas pavimentações associativas, o município realiza o projeto de engenharia, acompanhamento da obra e serviços de maquinário para abertura de valas, terraplenagem e remoção de material inadequado. Custos com mão de obra e material ficam a cargo dos moradores. As ruas Goiás (Aimoré), Angelim (São Caetano), Osvaldo Majolo (Rui Barbosa), Jasmins (Bela Vista) e Aloísio Schuh (Barra do Forqueta), estão aguardando reuniões para apresentação e apreciação dos projetos de engenharia, discussão dos mesmos e apontamento de possíveis alterações, para posterior contratação das empresas por parte dos moradores.
As ruas São Cristóvão e São Miguel, localizadas na Barra do Forqueta, também estão com as obras encaminhadas. Na primeira, a licitação foi realizada em 2013, mas, devido entraves burocráticos, a obra está em fase final de readequação, para posterior início da obra. Já na São Miguel, o projeto de drenagem está sendo concluído e a próxima etapa é a elaboração do orçamento e licitação. “Parcerias com a comunidade nos permitem avançar nas pavimentações, tendo em vista o crescimento do município e o aumento de loteamentos e demandas de solicitações”, explica o secretário Meneghini.