Vale do Taquari – Na noite de quarta-feira, no Auditório do Jardim Botânico de Lajeado, a Associação de Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat), realizou a posse da primeira diretoria da associação. A entidade que tem mais de 50 meliponicultores é a primeira do gênero oficialmente criada no Estado.
Ensinar técnicas de manejo, proporcionar cursos, gerar uma renda extra e promover pesquisas foram as principais ideias apresentadas pelo presidente da Amevat, Hugo Schmidt.
Com o principal objetivo de preservar as abelhas nativas sem ferrão, Schmidt salientou que a associação servirá para trazer mais produtores que gostariam de aprimorar suas técnicas. “Queremos aumentar o número de produtores de mel, para isso vamos buscar novas técnicas oferecendo cursos para os associados.”
Áurio Scherer, representando o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, destacou a iniciativa, já que no Estado é a primeira associação oficial do gênero. “Os meliponicultores primam, acima de tudo, pela preservação da natureza.” Também lembrou que as abelhas são responsáveis por praticamente 80% da fecundação entre as plantas.
O presidente do Sindicato dos Apicultores do RS, Aldo Machado dos Santos, falou sobre a importância da associação e também sobre a busca de recursos e novas tecnologias. “Precisamos preservar nosso meliponicultor, a ideia não é gerar um lucro alto, mas sim uma renda extra. Vamos buscar recursos para ajudar e fortalecer a associação.”
Para homenagear a data de fundação e lembrar do presidente Hugo Schmidt, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, juntamente com as demais autoridades, plantaram uma árvore e colocaram uma placa no gramado do Jardim Botânico de Lajeado.