Arroio do Meio – A candidatura do vice-prefeito Áurio Scherer à Assembleia Legislativa, será homologada neste sábado, durante a convenção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), em Porto Alegre. O encontro ocorre das 9 às 12h, nas dependências do Hotel Everest, localizado na rua Duque de Caxias, 1357, Centro Histórico. A campanha inicia oficialmente em 6 de julho.
Na convenção também serão homologadas as candidaturas de Tarso Genro, que busca a reeleição ao governo estadual e terá como vice a representante da Serra Gaúcha, Abigail da Costa, que concorreu ao senado na eleição passada, além da nominata de deputados estaduais e federais. O número dos candidatos vai depender do preenchimento da cota feminina, que é de um terço. A grande surpresa é o nome de Olívio Dutra para o senado. Desde 1998, os dois maiores ícones do partido no Estado, não concorriam mais a uma eleição juntos. Na ocasião Tarso foi vice de Olívio.
A confirmação do nome de Áurio reabre a esperança da região e do município contarem com um representante direto nas mesas das negociações políticas. Conforme o petista os encontros no lançamento de sua pré-candidatura em Travesseiro e Cruzeiro do Sul, e a adesão de apoiadores na região e Estado, em função do trabalho que já vem sendo realizado, reforçam a caminhada, “é uma candidatura suprapartidária”, revela.
Diferentemente de 2010, quando tinha como foco a agricultura familiar estadual, nesta candidatura se coloca como interlocutor dos Vales do Taquari e Rio Pardo. “A representatividade política é incompatível com a força econômica da região. Muitas decisões acabam sendo demoradas, pela falta de poder político”, explica. Naquela oportunidade com 20.416 votos, em mais de 100 municípios, Scherer ficou na suplência da Assembleia Legislativa. Desta votação, 25,7% foi obtida em Arroio do Meio, atingindo 48% dos votos válidos.
A articulação desta campanha já está em andamento desde o início do ano. Apesar da concorrência com outros nomes, inclusive no próprio partido, Scherer destaca que sua candidatura tem viabilidade eleitoral, em decorrência do apoio de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários, de toda região. Além disso, trabalhará em ilhas eleitorais em outras regiões do Estado que tem afinidade com sua proposta. “Estamos percebendo uma adesão mais significativa das pessoas de forma espontânea. Além disso a militância do partido está mais forte”, revela.
Uma das dificuldades apontadas pelo vice-prefeito é o modelo do financiamento de campanhas, que será superada pela vontade de trabalhar e o desejo de ajudar a população. Scherer também destaca as conquistas obtidas pelos movimentos sociais nos últimos anos, pois possibilitam a busca por novos pleitos, como mais qualidade nos serviços de saúde e infraestrutura logística.
Participam da coordenadoria geral da campanha: a jornalista Jaqueline Manica, responsável pela comunicação; o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Grassi, na articulação institucional e Partidária; a secretária de Educação Eluise Hammes, no coletivo de mulheres; o presidente do STR de Progresso, Odali Battisti, na articulação com entidades; o professor aposentado Lari Hofstetter, na articulação de movimentos sociais; e, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller, na articulação no Vale do Rio Pardo e coordenação geral.