Arroio do Meio – Cerca de 130 das aproximadamente 700 propriedades rurais do município estão na fila de espera para receber serviços de melhorias em acessos e de infraestrutura da Secretaria Municipal da Agricultura.
Nas últimas semanas a prefeitura iniciou um mutirão em 20 delas, que estão situadas em Linha 32, Picada Arroio do Meio e Forqueta Baixa. Os serviços englobam terraplanagens para construção de quatro chiqueirões, três free sthall’s e um galpão, além de melhorias em acessos e infraestrutura das propriedades.
De acordo com o secretário da Agricultura, Paulo Roberto Heck, as precipitações de chuvas e o grande número de terraplanagens que vem sendo feitas atrasaram o atendimento do quadro geral de pedidos. “Os serviços vão obedecer um cronograma que releva a urgência em termos de precariedade e prazos de licenciamentos em andamento. Em médio prazo todos deverão ser atendidos”, garantiu. A secretaria tem a disposição uma retroescavadeira, dois caminhões e uma patrola.
O produtor de leite Valmir Kafer, 52 anos, de Canudos, Linha 32, está recebendo seviços de melhorias no acesso da propriedade, drenagem e terraplanagem para construção de um free sthall, orçado em R$ 150 mil. “A drenagem vai manter o potreiro mais seco. Com isso diminuirá o número de doenças relacionadas a mamites e nos cascos. Além de proporcionar melhor resultado nas contagens de bactérias e células somáticas”, revelou.
Atualmente Kafer conta com um rebanho de 56 bovinos. A produção diária do plantel de 29 vacas em lactação é de 500 litros em média.
Entretanto os serviços prestados pela prefeitura não estão satisfazendo a todos os contribuintes. Um criador de suínos em creche, bovinos e ovinos para abate, que não quis se identificar, revela que aguarda as máquinas da prefeitura há pelo menos 18 meses. Entre as demandas de serviços estão: a limpeza de valetas, melhorias no acesso e a terraplanagem para construção de mais uma pocilga.
“Só em 2014 gastei mais de R$ 3 mil na contratação de terceiros para realização dos serviços que a prefeitura não cumpre. Recebi apenas uma carga de cascalho, que eles não foram capazes de espalhar. A qualidade dos serviços não condiz com as máquinas e caminhões novos recebidos recentemente. Muito menos com o retorno adicionado proporcionado pela produção agrícola da localidade”
O agricultor teme que vínculos partidários estejam influenciando no atendimento dos pedidos. Manifestações semelhantes ocorreram em outras localidades do município.