Na próxima quarta-feira, dia 16, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Comerciante. A data comemorativa é uma das mais antigas, criada no tempo do Império, para comemorar a luta diária de homens e mulheres atrás de um balcão buscando certificar o futuro de suas famílias e de gerações de comerciantes.
O principal objetivo desta data é exaltar o trabalho do profissional do comércio, seja nos mais modestos estabelecimentos ou nos luxuosos shoppings, nas pequenas ou grandes empresas, mostrando assim a permanente contribuição de atividade à expansão econômica do país.
Para comemorar a data, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio, promove no dia 31 de julho uma palestra destinada a esse público. Sob o tema “Atitude e resultado”, a palestra que será ministrada por Clóvis Lumertz, ocorre no Auditório Irmã Nísia, do Colégio Bom Jesus São Miguel, a partir das 19h. Os ingressos para o evento que tem vagas limitadas podem ser adquiridos na entidade ao valor de R$ 25 para associados e R$ 40 para não associado.
Executivo, com 26 anos de experiência em análise e implementação de estratégias comerciais, Clóvis atua em Consultoria desde 1986. Entre os principais assuntos que abordará na palestra estão: cultura de resultados; atitude pró-ativa x cultura reativa; a importância da empatia, administração de conflitos, entre outros aspectos.
Conforme o palestrante, toda vez que dá uma palestra procura alinhar o conteúdo e a mensagem a ser repassada às demandas mais prementes das empresas participantes do referente evento. “Pelas diferentes realidades distintas de cada local onde realizamos nossos eventos, tanto no Brasil como no exterior, ajustamos a temática sempre no sentido de contribuir efetivamente e de forma prática, com a apresentação de soluções viáveis e de implementação imediata. Esperamos que os participantes saiam do encontro incomodados, dispostos e instrumentalizados para melhorar a realidade dos seus negócios”.
Clóvis destaca ainda que em todo esse período realizando eventos para os mais diversos públicos, a resposta tem sido extremamente favorável, com os incomodados se sentindo provocados. “Os mais espertos e disciplinados para customizar as soluções apresentadas e adotá-las sempre ganham mais. E esta é a nossa maior preocupação: que todos possam transformar nosso discurso em resultados”.
No ramo da consultoria, ele lembra que a empresa em que atua sempre é procurada quando há uma situação crítica e/ou algum problema mais sério a ser resolvido. “Entre estes problemas estão a queda considerável em vendas; cenário econômico recessivo; greves e/ou paralisações; clima organizacional demonstrando passividade das pessoas; ações da concorrência; necessidades de mudanças. Ainda assim, empresas de ponta estão constantemente investindo na qualificação de seus processos e sabem que prevenir e atuar preditivamente é muito mais negócio”. A partir deste perfil de empresa, são realizados alinhamentos estratégicos, planos de negócio e otimização de processos visando melhorar um local que ainda tem muito a oferecer.