No início deste ano tivemos uma questão bastante polêmica quando a Agência Nacional do Petróleo tomou a decisão de cobrar ou executar uma resolução que já existia desde 2003, regulamentando o comércio de combustível, gasolina e óleo diesel, fora do tanque de veículos e máquinas, ou seja, em quantidades menores, em galões ou mesmo outros vasilhames.
Lembramos que a determinação imposta exigia a utilização exclusiva de galões certificados pelo Inmetro e os próprios postos de venda eram advertidos quanto às penalidades que poderiam sofrer caso não cumprissem as exigências legais.
Na verdade essa decisão da ANP já vinha sendo protelada ou adiada e agora anuncia-se que poderemos ter mais um prazo de 180 dias para que entre em vigor a nova regra. Lembro ter dito, no final de 2013, que a medida de exigir a utilização de galões certificados, causaria um desconforto para muita gente e especialmente os agricultores ou produtores rurais seriam penalizados uma vez que teriam que suportar um gasto considerável com a aquisição de vasilhames adequados.
Acredito que agora, com mais meio ano de prazo, as autoridades terão um valioso tempo para, inclusive, rever a aplicação das normas, na expectativa de que ajudem a facilitar a vida dos cidadãos, deixando um pouco de lado os interesses, como se dizia lá atrás, dos fabricantes de galões.
PROCETUBE
O recém criado Instituto Gaúcho do Leite começa a aplicar os projetos de melhoria das condições de produção de leite no Estado. E uma das principais metas do IGL é a implantação, gradativa do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovina (Procetube).
A pretendida qualificação da produção de leite passa, necessariamente, pelo saneamento dos rebanhos e a partir dessa medida, consequentemente, se poderá alcançar a expansão do consumo interno, além de buscar novos espaços no mercado externo, que irá exigir provas, como a certificação de propriedades livres das doenças.
Dentro de alguns meses poderemos ter informações a respeito de iniciativas do Instituto Gaúcho a respeito do desenvolvimento do Programa, pois sabe-se que há um bom número de municípios interessados em parcerias e na expansão de uma atividade econômica, típica da agricultura familiar.
Seminário Regional
O Primeiro Seminário Regional do Leite, realizado no último dia 27 de junho, em Marques de Souza, superou as expectativas. Um total de 11 municípios estiveram representados, com delegações de produtores de leite, somando em torno de 215 participantes.
O registro que se faz necessário, é o devido reconhecimento à Emater Regional, aos escritórios municipais que se envolveram na organização do evento. Tenho ouvido diversas manifestações muito positivas com relação aos temas abordados pelos qualificados palestrantes que teriam sido muito felizes e oportunos ao desenvolverem os assuntos com a utilização de uma linguagem que o produtor quer escutar e com a qual ele se familiariza.
Igualmente merece uma referência elogiosa a equipe da secretaria de Agricultura de Marques de Souza, que conseguiu mobilizar os produtores locais e preparar o ambiente do encontro que contribuiu muito para que os visitantes tivessem um dia proveitoso, em local acolhedor.
Seminários ou Dias de Campo como esse auxiliam na profissionalização do produtor de leite. E aqueles que têm condições de participar dessas promoções sempre levam algum aprendizado e novas orientações. Os resultados desse processo logo aparecem e motivam.