Vereador em Porto Alegre no exercício 1993/1996, o ex-goleiro, campeão mundial de interclubes, pelo Grêmio em 1983, Geraldo Pereira De Matos Filho, o Mazaropi (PCdoB), defende o esporte como ferramenta para o desenvolvimento econômico.
Em visita ao jornal o Alto Taquari, na última sexta-feira, juntamente com apoiadores entre eles, Emerson Neves, o candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, relatou suas ações no comando da Diretoria de Assuntos Comunitários da Secretaria Estadual do Esporte e suas propostas para o segmento. Ele é a favor da criação de um plano estadual, com investimentos em centros de referência em cidades pólo, para o treinamento e acompanhamento de atletas em todas as modalidades esportivas, dispondo de equipamentos de ponta, “estamos perdendo atletas para outros estados, porque não temos estrutura de apoio. Precisamos aproximar os municípios das soluções”, revelou.
Mazaropi revela que atualmente o esporte representa 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e destacou o vasto potencial socioeconômico que pode ser explorado, especialmente na inclusão social e qualidade de vida. “Além de tirar os jovens da drogadição e marginalidade, o esporte ajuda as pessoas a aprenderem a conviver, conhecer seu limites, respeitar o próximo e promove a solidariedade. Cada real investido no esporte economiza R$ 3,2 na saúde”, apresentou.
Entre os destaques na secretaria estadual, revelou que o esporte foi eleito entre as prioridades da consulta popular, em 27 dos 28 Coredes, além de investimentos que giram em torno de R$ 5 milhões.
Natural da cidade mineira Além Paraíba, situada na divisa com Rio de Janeiro, Mazaropi foi goleiro do Vasco da Gama, por 15 anos, e 6,5 anos pelo Grêmio, clube onde permaneceu atuando como preparador de goleiros durante anos. Depois foi preparador de goleiros no Japão e retornou para o Brasil onde foi treinador de diversas equipes, principalmente no RS. Também ocupou o cargo de Secretário do Esporte de Sapucaia do Sul.
“A Copa do Mundo serviu para o país recuperar a gestão do futebol. Em recente conversa com Fábio Koff recordamos que a equipe campeã do mundial de interclubes de 1983, terminou a partida contra o Hamburgo, da Alemanha, com seis jogadores das categorias de base em campo. E o RS tem bons jogadores, não precisamos buscar em outros estados”, refletiu.
Casado e pai de três filhos, possui uma filha e um neto morando na cidade de Roca Sales, por isso já construiu um vínculo com a região. “Moro no RS há 29 anos e quero retribuir de uma forma todo o reconhecimento que tive do povo gaucho”, declarou.