Merece registro especial a iniciativa de um grupo de ex integrantes de Clubes 4S que estão organizando um Encontro Regional, a ocorrer no dia 17 de setembro, em Arroio do Meio. Ao fazermos referências aos Clubes 4S, temos que voltar no tempo, aos anos de 1965 e seguintes, quando a Ascar promoveu a organização dos jovens agricultores, a partir da reunião de grupos, motivando-os à prática de atividades conjuntas, comunitárias, incentivando o associativismo, desenvolvendo social e economicamente o meio rural.
Na década de 1960, o município de Arroio do Meio, que na época tinha em seu território os então distritos de Pouso Novo, Travesseiro e Capitão, depois emancipados, contava com cerca de três mil jovens vivendo no meio rural. E certamente a grande maioria fazia parte das atividades de algum Clube 4S.
Saber, Sentir, Saúde e Servir são as quatro palavras iniciadas com a letra “S” que deram origem à identificação desse magnífico processo de extensão rural, formador de centenas de destacados líderes rurais que muito contribuíram para o desenvolvimento do setor primário. Enquanto as jovens participavam de atividades mais voltadas às lides domésticas, como cursos e aprendizados na preparação de alimentos, corte e costura, pintura, noções básicas de saúde, os rapazes ocupavam-se mais em projetos de produção, no campo propriamente dito, plantio de lavouras de subsistência, preocupação com o solo, realização de análises, a adoção das antigas “curvas de nível”, em áreas inclinadas.
As atividades culturais, como congressos, encontros periódicos, concursos, bailes, intercâmbios, dentre outras atividades, eram comuns e motivavam a permanência dos jovens no seu meio.
A existência do Coac-4S (Conselho Arroio-meense de Clubes 4S) também é uma bonita página dessa história que está viva na mente de muitos ex-quatroessistas. Lembro ter participado nos anos de 1978 e 1979, da diretoria desse Órgão, que contava com outros colaboradores, representantes de diversos segmentos e entidades da comunidade. Sem menosprezar ninguém, até porque não recordo do nome de todos que naquele tempo contribuíam, de forma voluntária, com uma causa tão nobre, permito-me citar Érico Essig, uma presença marcante nas reuniões do Conselho e em todas as atividades então desenvolvidas, José Otávio Dewes, Roque Stefens, Paulo Steiner e muitos e muitos outros, que deixaram marcas nesse trabalho de incontáveis boas lembranças.
Não tenho dúvidas de que muitos agricultores, hoje bem sucedidos, tiveram a oportunidade de um aprendizado na organização dos Clubes 4S. E a sua formação nesse meio, também moldou os líderes que hoje se destacam nas comunidades, nas cooperativas, sindicatos, empresas e atividades públicas. As lembranças são muitas e os desafios dificuldades possivelmente eram bem maiores do que os eventuais problemas que atualmente existem.
O encontro do dia 17 será emblemático e certamente promoverá uma retrospectiva saudável onde a troca de experiências e de relatos fará um imenso bem a todos que puderem comparecer.
Quatro anos de Feira
Neste sábado a feira do produtor rural de Arroio do Meio completa quatro anos. Inicialmente a venda de produtos acontecia a cada quinze dias e hoje os consumidores têm a oportunidade de visitar o local da “exposição” todos os sábados, na parte de manhã.
Atualmente são 15 expositores, feirantes, que participam do projeto e a população do centro da cidade já se acostumou e se habituou a adquirir produtos orgânicos, sem agrotóxicos. A tendência é de que a Feira cresça em importância e com oferta sempre maior de produtos saudáveis e de qualidade.
Focos de Tuberculose
A constatação de focos de tuberculose, bovina, em algumas propriedades rurais, causa um clima de surpresa e de mal-estar. É de difícil compreensão que fatos dessa natureza possam acontecer em propriedades que vinham realizando, periódica e regularmente os testes. Pelo que se comenta um dos produtores atingidos teria dificuldades em conseguir apoio para a indenização dos animais sacrificados. É nessa hora que o Programa Piloto precisa entrar em ação. Foi uma situação similar que, inclusive, deu origem ao Plano, em 2009.