Arroio do Meio- O ano de 2015 começará agitado e produtivo na propriedade de Clair e Telmo Hendges, em Forqueta Baixa. Isso porque, até a segunda quinzena de janeiro, os produtores recebem o primeiro lote de suínos a serem alojados na nova pocilga (chiqueiro) em construção. A obra deve ser concluída em dezembro. Com 622m², a estrutura automatizada terá capacidade para 600 suínos em fase de terminação, dobrando a atual produção da propriedade. O investimento previsto é de R$ 200 mil.
Como forma de incentivo a secretaria da Agricultura executou o aterro, a terraplenagem e a escavação do local que abrigará o investimento de Hendges. Num total de 220 horas/máquina trabalhadas, o serviço se soma a outros executados este ano em mais de dez propriedades do interior do município. Com o predomínio da Suinocultura, os serviços ultrapassam duas mil horas/máquina executadas pelo Poder Público, visando o apoio e o aumento da renda do produtor rural, além da permanência do jovem no campo.
De acordo com o secretário da Agricultura, Paulo Heck, o trabalho da Administração Municipal visa ainda a qualidade de vida, renda e bem-estar do produtor. Para isso, são promovidas políticas de incentivo, respeitando um cronograma de obras, com prioridade para investimentos que retornem de alguma forma para o município. “Olhamos o interior na sua infraestrutura geral, trabalhando em parceria com a secretaria de Obras e subprefeituras na manutenção das estradas, buscando ainda melhorias nas áreas da saúde, telefonia, internet, energia elétrica e redes de água das localidades”, explica.