Cerca de 25,8 mil eleitores estão aptos a voltar às urnas na 104ª Zona Eleitoral, que inclui os municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. A novidade para o segundo turno, de acordo com o chefe do cartório eleitoral, Renato Oliveira de Azevedo, é a transmissão de dados dos Boletins de Urna de forma digital, por J. Conect, de todos os municípios da comarca para Arroio do Meio, onde é feita a apuração. No primeiro turno apenas Nova Bréscia transmitiu os dados.
Já na votação, serão apenas necessários seis toques na urna, ao contrário dos 21 toques necessários no primeiro turno, quando também foram escolhidos deputados federais, deputados estaduais e senadores. “A tendência é que a identificação biométrica também seja mais rápida e fácil, pelo treinamento dos mesários e entrosamento dos eleitores com a tecnologia”, destacou. O sistema está sendo adotado em Capitão, Coqueiro Baixo e Pouso Novo.
Durante a semana as urnas voltaram a ser verificadas e testadas, e os softwares ajustados para o segundo turno. Os trabalhos para a equipe de técnicos envolvida no pleito iniciam a partir das 5h25min de sábado. Nesse dia as urnas são distribuídas e novamente testadas, bem como são dadas as últimas informações aos mesários que irão trabalhar no domingo.
Cerca de 500 pessoas estarão envolvidas nos seis municípios dando suporte ao pleito. São 420 mesários, 10 secretários de prédio, 56 responsáveis pelos locais de votação e 40 integrantes da junta eleitoral. Nessa comarca serão 66 locais de votação totalizando 105 seções. “No primeiro turno apenas um mesário dos 420 faltou e terá que justificar sua falta, sob pena da lei eleitoral”, revela.
Azevedo faz um pedido aos eleitores para que não esqueçam de um documento com foto para votar. A apuração na comarca deve estar concluída até às 19h15min.