Arroio do Meio – A Administração Municipal promoveu a 8ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio no sábado, 13, na Rua de Eventos, registrando o descarte de 819 eletroeletrônicos, 118 litros de óleo, 65 quilos de pilhas e baterias e 62 unidades de vidros de café e conservas.
Como na edição anterior, o destaque ficou por conta dos telefones fixos e celulares, com 229 aparelhos recolhidos. Na sequência do ranking de descartes, 97 televisores, 64 teclados de computador, 52 DVDs, videocassetes e receptores, além de 45 monitores. “Isso mostra o avanço da tecnologia e a necessidade que as pessoas têm de adquirir produtos novos, cada vez mais modernos e sofisticados”, comenta o coordenador do departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa. “O problema é que geralmente essas substituições são feitas sem o mínimo de consciência ambiental, sem analisar quanta energia natural é utilizada para produzir toda essa tecnologia e os danos que essa troca desenfreada gera para o meio ambiente.”
Anderson Müller, 14 anos, morador do Centro, aproveitou a oportunidade para descartar papel e papelão acumulados em casa. O exemplo vem dos pais, que além de participaram das edições anteriores, separam o lixo orgânico em casa, reaproveitando os resíduos para a produção de uma composteira. “Acho a iniciativa da campanha muito boa, porque assim não acumulamos objetos sem utilidade em casa e colaboramos com o meio ambiente”, resume. Da mesma forma pensam Andreia e Luis Gustavo Bergjohann. O casal de Passo do Corvo descartou três televisores, dois aparelhos de som, micro-ondas e computador que não funcionavam mais. Pais de uma adolescente e de uma menina de 5 anos, frequentemente são alertados pelas próprias filhas sobre a importância da preservação ambiental.
Além da Campanha de Descarte, a Rua de Eventos sediou também a tradicional Feira do Produtor e Artesanato, verificação de pressão arterial com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, orientações preventivas com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e cachorros para adoção da Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (Apaam).