Vale do Taquari – O coordenador Nelson Paulo Backes e a coordenadora adjunta Greicy Weschenfelder foram empossados para suas funções na 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na quarta-feira, no auditório do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Ieeem) em Estrela. Backes falou da expectativa que é assumir tamanha responsabilidade, estando à frente de 92 escolas, mais de 2,5 mil professores e 25 mil alunos. “Não pensem que não dá frio na barriga. Mesmo com 64 anos de idade e bagagem na educação, dá sim.”
Para ele, o principal desafio será em torno da diminuição dos índices de reprovação, especialmente dos alunos do Ensino Médio noturno. O trabalho deve começar pela atualização dos funcionários, avalia. Acredita que esse estudante precisa de uma atenção diferenciada. Não pode ser tratado como o aluno do diurno, pois trabalha e chega cansado na aula.
Enfatizou que educação é o que modifica o mundo, e não só o conhecimento, mas a formação do ser humano. “É fazer nosso estudante um ser humano de boa conduta e isso não é tão simples no mundo conturbado em que vivemos.”
Sobre o cargo, salientou que Greicy e ele não são proprietários do posto, apenas o ocupam. “É um cargo político sim, mas no momento em que assumimos nosso partido se torna a educação.”
Depois que foi nomeado pelo governo do Estado, o novo coordenador tratou de se familiarizar com a função, conhecendo os funcionários e escolas. Já fez visitas em Taquari, onde se surpreendeu por ainda haver locais de difícil acesso quando chove e prédios precários que deixam goteiras. Lamentou pela estrutura completa que há no Ciep, no bairro Santo Antônio, em Lajeado, ser tão frequentemente depredada. “Lá tem o que todos os diretores sonham para sua escola, precisa ser melhor aproveitado.”
A coordenadora adjunta Greicy falou da satisfação que é trabalhar ao lado de um profissional cuja trajetória permite admirá-lo. Afirmou que será companheira e agregadora porque é apaixonada pela educação. “A educação me chamou muito cedo. Sou professora pública estadual com muito orgulho. “Temos trabalhos inovadores. Nossa educação pública é de qualidade.” Por fim, disse que os professores serão muito bem tratados e motivados.
Alegria para Arroio do Meio
O prefeito Sidnei Eckert, como vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ofereceu todo o apoio da entidade ao novo coordenador. Lembrou os presentes que a herança de Paulo veio de sua mãe que também era professora. “Ele é exemplo. Sempre foi rígido, disciplinador, com uma vida dedicada à educação.” Sobre Greicy disse que todo o PMDB acredita que ela desempenhará um bom papel a fim de manter a educação no Vale como referência.
O vice-prefeito Áurio Scherer avaliou que a indicação de Backes para o cargo comprova que o nível da educação em Arroio do Meio está no topo. “Ele tem um ‘know how’ excelente, não é à toa que comandou o Guararapes por tantos anos.”
A diretora da escola, Silvana Saldanha Martins Huncke confirmou que competência, ética, inteligência foram as bases que construíram a carreira do colega. “A escola se sente orgulhosa por ter dois representantes à frente da 3ª CRE.”
O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, disse que tem certeza que pelo currículo de Backes ele desempenhará um bom papel, tendo ao lado, para enfrentar as adversidades, uma coordenadora adjunta entusiasmada pela educação e pela política.
O deputado estadual Enio Bacci, como representante do PDT, estava feliz ao ver se repetir o que aconteceu na eleição do governador do Estado, quando o povo escolheu o ex-prefeito de uma cidade que não era a capital. “Aqui escolheram duas pessoas não da maior cidade do Vale, mas as pessoas que compactuam da mesma opinião, que veem na educação a solução para os problemas do Brasil.”
Repetiu um discurso de Leonel Brizola, que dizia que uma árvore que nasce torta crescerá assim. Se a muda estiver torta, é preciso colocar uma escora para torná-la reta. “Assim é uma criança. Temos que levá-la para o caminho certo, ensinar desde cedo para que ela não considere a corrupção algo normal quando crescer.”