Há muito tempo o setor da produção de leite não contava com uma notícia tão interessante do que o fato divulgado no início desta semana. Ainda mais quando o alvo da informação diz respeito a uma agroindústria que está próxima e que está situada nesta região, caracterizada como um polo de produção de alimentos. Arroio do Meio, particularmente, comemora este belo anúncio por abrigar a responsável pelo memorável feito.
Pois a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, que tem a marca de seus produtos identificada por Alimentos Dália, conquistou a condição de poder exportar leite em pó para a Rússia. O processo de obtenção dessa habilitação foi longo e a indústria passou por várias etapas de avaliações e análises de todo o sistema, desde as propriedades dos produtores, o transporte até a indústria e os internos procedimentos de industrialização.
Segundo informado, a Rússia, que é um país importador de alimentos, teria uma capacidade de absorver, em um curto prazo, uma quantia em torno de 30 mil toneladas de leite em pó. Para se ter uma ideia, esse volume representa de duas a três vezes o estoque em poder das principais indústrias de laticínios do Estado. Então, a possibilidade de um contrato de longo prazo, poderá representar uma garantia, por um bom período, para uma atividade que necessita de um impulso desta ordem, uma vez que o consumo interno não é capaz de alavancar a produção e estimular os produtores a apostarem mais nos quesitos de qualidade e de quantidade, com a exigência de consideráveis investimentos.
Até que ponto este fato repercute para o produtor, a ponto de lhe assegurar benefícios? A lei da “oferta e da procura” sempre concorre na relação de produção e comercialização. No momento em que há excesso de produção, os preços ou as condições ficam complicadas para o produtor. Mas quando o produto é procurado é natural que a possibilidade de ganhos maiores ocorre.
Não há dúvidas de que as maiores beneficiadas são as indústrias de leite, em especial a Dália. E na medida em que ela conquista um mercado novo, que absorverá um volume expressivo, o planejamento da produção envolverá, diretamente, o produtor que passa a ter uma atividade mais organizada, segura e viável.
Não dá para deixar de mencionar, neste contexto de uma certa euforia, o inovador projeto do Condomínio de leite que a Cosuel está desenvolvendo na região, em quatro unidades, uma delas na localidade do Passo do Corvo. Possivelmente antes mesmo de sua ativação, o empreendimento já deve ter somado pontos para atrair novos parceiros, construindo um modelo diferenciado, associativo e cooperado, de conduzir uma atividade organizada e planejada.
CONTAS DE LUZ ASSUSTAM
Estão chegando às mãos dos consumidores as contas de consumo de energia, com as novas tarifas. O aumento aplicado é de aproximadamente 39%, constituindo-se em um fato que chega a ser absurdo e assustador. Os desproporcionais aumentos da energia e dos combustíveis confirmam as previsões e as advertências de que todo o povo brasileiro contribuiria para cobrir os rombos do mensalão, Petrobrás, Receita Federal, BNDES, Minha Casa Minha Vida, Obras da Copa, além de outros que ainda poderão ser anunciados.
Repetem-se as cenas do “não sei de nada”, “não recebi nada”, “fulano nega os fatos” e assim por diante. Ainda há lugar para a justiça. Talvez o espírito da Páscoa promova mudanças de atitudes e de práticas visando o bem comum.