Nessa semana, compartilhamos artigo escrito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado, Lauro Baun, onde aborda o assunto: A Influência da Burocracia.
“Estamos passando por um período de adaptações na legislação nas mais diversas áreas. Enquanto que alguns defendem a redução da idade penal, outros defendem melhores condições de ressocialização aos infratores. Há os que querem a flexibilização das questões ambientais. Surgem novas regras para o uso da água e consequentemente da energia elétrica. A aplicação dos agrotóxicos acendeu a luz vermelha. Emplacamentos de máquinas agrícolas apenas deu uma trégua. A questão sanitária dos rebanhos é preocupante e se confirma após os testes aplicados. A redução e cortes nas diversas áreas, algumas essenciais como a segurança, saúde e, para mudar o país a educação não poderia estar nesta relação. Por incrível que pareça no final do primeiro semestre ainda tem alunos que não conseguiram renovar o FIES. Que inveja (boa) dos países que desenvolvem a partir da valorização da educação. Somando tudo isto, constatamos que problemas não faltam. Em 2016 o Brasil será vitrine para o mundo através das Olimpíadas. Deveria ser motivo de orgulho para todos, porém neste momento é uma grande preocupação para o comitê organizador. Há uma resistência para mudanças e logo mais aflora o descrédito da população.
Reproduzo uma frase que escutei há alguns dias: Como vamos convencer o jovem a ficar na propriedade se o mesmo praticamente está preso a cadastros, licenças, outorgas, enfim, se o peso da burocracia desestimula o jovem a encarrar e ser um empreendedor? Ainda há tempo para pensar e acima de tudo, agir, mas que seja breve.”