NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Doenças alérgicas e respiratórias lotam hospital e postos de saúde
    Saúde

    Doenças alérgicas e respiratórias lotam hospital e postos de saúde

    adminBy admin22 de junho de 2015Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Com a chegada do inverno, postos de saúde e hospital lotam em virtude das doenças alérgicas e respiratórias. Asma, rinite, sinusite, amidalite e otite estão entre as principais queixas.

    Essas doenças tendem a piorar no inverno, pois neste período do ano, a temperatura fica mais baixa, o que propicia o seu aparecimento. O aumento da incidência das doenças respiratórias e alérgicas no inverno está ligado ao fato das pessoas permanecerem mais tempo em lugares fechados, facilitando a propagação de infecções das vias aéreas superiores e exposição a locais abertos, ao vento e ao frio.

    O diretor técnico do Hospital São José, o médico oftalmologista Lino Girardi, comenta que as doenças respiratórias obedecem uma sazonalidade, ou seja, ocorrem no inverno. As baixas temperaturas e a umidade são as principais causas. Ele chama atenção também para que nessa época do ano, as pessoas protejam a cabeça usando agasalhos como toucas e gorros. A cabeça representa 18% do corpo, que descoberta perde muito calor corporal. “Nós não temos o hábito de usar tocas, o que é imprescindível no inverno”, comenta.

    Sofrem também, pessoas que utilizam como meio de transporte as motocicletas, bem como profissionais que utilizam esse veículo para trabalhar, como motoboys. Eles estão suscetíveis ao vento e a chuva, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias. “Muitas vezes o motociclista não usa agasalhos necessários, como luvas e jaquetas. O capacete aberto é outro problema. Ele propicia a entrada de ar gelado, o que pode gerar ou agravar doenças respiratórias”, afirma Girardi.

    A enfermeira Rosi Mari Barbosa, também do Hospital São José, cita as crianças como as mais vulneráveis a esse tipo de doenças, pois muitas vezes não têm uma alimentação adequada e não são agasalhadas como deveriam. Da mesma forma, cita as escolas infantis, onde as crianças ficam em locais fechados, propiciando a proliferação desses tipos de doenças. “As crianças não reclamam quando estão com frio. Por isso, as mães devem ficar atentas à alimentação e ao vestuário”, orienta.

    Ela chama a atenção para a importância da hidratação em todas as faixas etárias, já que nessa época do ano a tendência é a redução na ingestão de líquidos. O consumo de água, chás e sucos é importante, pois a pessoa que consome líquido está menos suscetível a doenças.

    Outro dado importante é a higienização. A enfermeira diz que a gripe H1N1 fez do álcool gel um importante aliado na prevenção da doença, porém foi esquecido. Ela defende a importância da retomada desse hábito que está em desuso por parte da população. “O álcool gel deve ser usado na prevenção da gripe que é passada em um simples toque de mão. Essa atitude é muito importante para nossa saúde”.

    A secretária da Saúde, Maria Helena Matte, afirma que não é possível quantificar o número de atendimentos relativos a doenças respiratórias nos postos de saúde do município. Contudo, afirma que o número de pessoas que procuram atendimento aumenta nessa época do ano. Por isso, agentes de saúde percorrem os bairros fazendo um trabalho de orientação e prevenção, conversando e utilizando folders explicativos que objetivam diminuir as internações. “A secretaria da Saúde faz um trabalho de prevenção para que essas pessoas não fiquem doentes”, frisa a secretária.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Ministério da Saúde credencia seis leitos da UTI do Hospital São José

    2 de abril de 2026

    Saúde mental não é luxo: cuidar da mente é uma necessidade básica

    3 de março de 2026

    Janeiro Branco reforça a importância da saúde mental

    16 de janeiro de 2026

    Casos de menor gravidade serão direcionados para o Posto de Saúde Central

    9 de janeiro de 2026
    Não perca

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Sair do interior rumo à cidade grande é, para muitos, um salto no escuro. Para…

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.