Arroio do Meio – Estão programados para amanhã (13) os festejos dos 111 anos da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo e a Festa da Colheita. O culto inicia às 19h. Haverá participação do Coral Evangélico Luterano da Paz, de Caxias do Sul e o pregador será o pastor daquela comunidade Arno Goerl.
Antes dos atos cerimoniais, na parte da tarde, o deputado federal Marcel Van Hattem (PP) cumprirá agenda de visitações. À noite, o parlamentar fará uma participação tocando violino juntamente com o coral. Também haverá um grupo musical local dando apoio à celebração.
Após o culto haverá janta/galinhada no salão da comunidade, ao custo de R$ 18 por pessoa, limitados a 220 cartões.
O pastor Jair Ersling, 43 anos, que acompanha os projetos da comunidade há 20 anos, revela que entre as prioridades em infraestrutura estão a troca do telhado da igreja e da cobertura do salão. Os investimentos giram em torno de R$ 200 mil, e serão feitos por meio da oferta dos membros.
Atualmente a Paróquia São Paulo tem 1400 membros. Atuam como pastores os reverendos Jair Erstling, Elias Beilfuss e Egidio Grün. São dados cultos no Centro na Comunidade São Paulo todos os finais de semana. Em Picada Arroio do Meio, na congregação São Lucas e em São Caetano, na congregação Bom Pastor, duas vezes por mês. Além de pontos de pregação em Linha Cairu, na residência da família Schmidt e, em Encantado, em Capitão na comunidade Cristo e no Lar Bom Pastor (Amai) uma vez por mês.
A diretoria é composta por Cezar Hesse (presidente), Valdemar Hesse (vice-presidente), João Hilgert (secretário), Shana Lehenbauer Peretti (vice-secretário), Paulo Theves (tesoureiro), Pedro Schweizer (vice-tesoureiro) e os conselheiros ficais Ênio Kautzmann e Antônio Webler.
História (1904 – 2015)
A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, teve sua origem através da escola. Em janeiro de 1904, o professor Friedrich Langer, que atendia um pequeno grupo de crianças, filhos de algumas poucas famílias luteranas de Arroio do Meio, resolveu, com os demais, procurar um pastor que os atendesse espiritualmente.
Langer viajou até Porto Alegre e teve um encontro com o reverendo Wilhelm Mahler, o então presidente do Distrito Brasileiro da Igreja Luterana. Ao expor o assunto, Mahler lhe prometeu visitar Arroio do Meio para sondar o campo. A comunidade precisava de um pastor, para os cultos e ensino religioso para as crianças. Também lhes faltava ainda um local onde pudessem se reunir para os cultos.
Na visita, o pastor Mahler celebrou um culto. Após o culto os membros votantes se reuniram para uma assembleia. Tratando o assunto sobre atendimento, ficou resolvido que, provisoriamente, seriam atendidos pelo reverendo Frehner de Roca Sales, durante um ano e, posteriormente, pelo reverendo Otto von Tutrzenha.
Em 1908 foi feito o primeiro chamado dirigido ao pastor Georg Daschner, que o aceitou. A comunidade possuía 23 membros, mas ainda não tinha casa pastoral. Em setembro de 1912, quando a comunidade já possuía 37 membros, o pastor Daschner aceitou o chamado para Poço das Antas.
Assim novamente a Comunidade foi atendida pelo pastor Tutrzenha, de Roca Sales, durante um ano. Durante o período vacante a comunidade construiu a casa pastoral para que o novo pastor nela pudesse morar. Em novembro de 1913 o novo pastor, Conrad F. Lehenbauer assumiu a paróquia. Nesta época foram atendidas também as comunidades de Três Saltos, Conventos, Sampaio e Forquetinha.
Em outubro de 1918 foi inaugurada a capela (onde hoje está o salão) e, ao lado, foi alugada a casa pastoral, a qual foi comprada em 1926. A escola ainda permanecia no velho local.
O pastor Conrad atendeu a comunidade durante 17 anos, até maio de 1930. Durante um ano a comunidade foi atendida pelo Rev. Edwin Hoerlle como pastor interino. Em outubro de 1931 o pastor Hoerlle recebeu o chamado, atendendo, então, definitivamente a comunidade durante 29 anos, até janeiro de 1960.
Em 24 de agosto de 1954 foi feito o lançamento da pedra fundamental da atual igreja, que esteve em construção por oito anos.
O sucessor do pastor Hoerlle foi o reverendo Victor Lehenbauer (filho do pastor Conrad Lehenbauer) que trabalhou em Arroio do Meio durante 15 anos, até fevereiro de 1975. Desde agosto de 1975 até meados de 1993, foi reverendo Carlos Valkimil. Em setembro de 1993 a paróquia foi assumida pelo pastor Ely Prieto que permaneceu até meados de 1996.
O atual reverendo Jair Erstling chegou à comunidade em 31 de março de 1996, atuando como segundo pastor. Em dezembro do mesmo ano passou a ser o pastor principal e continua até hoje. Em junho de 1997 foi instalado como pastor auxiliar em tempo parcial o reverendo Egídio Valdir Grün. E em março de 2008 o pastor Elias Beilfuss.