Arroio do Meio – Desde que o atendimento de plantão 24 horas no Hospital São José iniciou, em março de 2011, já foram realizadas mais de 75 mil consultas médicas. Uma medida superior a 1400 consultas por mês. Destas, 98% poderiam ser feitas na rede de saúde do município, que oferece atendimento na área urbana e rural.
O foco do serviço de plantão são os casos de urgência e emergência, nos quais o paciente precisa de atendimento imediato ou breve, em função da gravidade do quadro. A equipe do Hospital São José explica que há mais de um ano foi adotada uma sistemática de classificação de risco, justamente para dar prioridade a estes casos.
A classificação adota três cores que são colocadas na ficha do paciente no momento do acolhimento, quando são verificados os sinais vitais e os sintomas. O vermelho é emergência, quando o paciente deve ser atendido imediatamente. Amarelo é urgência, quando o atendimento deve ser rápido e com o tempo de espera em no máximo duas horas. Já o verde significa não urgência, que é quase a totalidade dos casos e o paciente vai ser atendido por ordem de chegada, com até três horas de espera.
Como a maioria dos atendimentos não é de urgência e emergência, a direção e equipe do HSJ e a Secretaria de Saúde do município pedem para que a população se conscientize, faça uso da rede municipal de saúde e deixe o plantão apenas para casos extremos. A secretária de Saúde, Maria Helena Matte, diz que nos horários em que os postos estão abertos, estes devem ser a primeira opção. “Quando a pessoa busca o atendimento na rede básica do município e o médio percebe que há gravidade, o paciente automaticamente é encaminhado para o hospital. Caso contrário, quando não há gravidade, não há motivos para se buscar atendimento no plantão”, salienta.
O fato de a grande maioria das consultas serem eletivas, faz com que o hospital tenha, muitas vezes, dificuldade em fechar a escala de médicos plantonistas, como aconteceu na última terça-feira. Nos finais de semana e à noite a disponibilidade de médicos é maior se comparado com turnos diurnos, devido aos outros compromissos dos profissionais. O hospital ressalta que o acolhimento com classificação de risco, é uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes e garantir um atendimento resolutivo e humanizado. Por isso, solicita-se que a população procure atendimentos de não urgência nos postos do município, onde a maioria dos problemas podem ser resolvidos.