Com o objetivo de contribuir para a limpeza do Vale do Arroio Grande e melhorar a qualidade de vida da população, foi lançado na terça-feira o projeto “Cuidar do Planeta é cuidar da vida. Dê o destino correto ao seu lixo”. Idealizado pela Escola Duque de Caxias, o projeto vem sendo realizado na comunidade há cerca de dois meses e conta com a participação dos 38 alunos do educandário.
Parte deste trabalho já vem sendo realizado na casa dos alunos e conta com a parceria da escola, pais e comunidade, buscando reaproveitar os resíduos por meio da reciclagem. Conforme a diretora do educandário, Magda Rockenbach, esse tema preocupa a comunidade e veio à tona em uma das reuniões comunitárias. “Os moradores observaram que a questão do lixo era um dos problemas do local, pois as lixeiras estavam sempre cheias, com muito lixo esparramado pelo chão, trazendo uma imagem ruim da localidade”.
Antes de dar o destino correto ao lixo, os alunos observaram os principais problemas encontrados nas lixeiras: lixo no chão e misturado. Dessa forma, os estudantes recolheram o lixo em excesso, fazendo a separação correta dos resíduos. Assim, para fazer com que a comunidade se conscientize sobre este problema, uma vez por semana os alunos irão entregar panfletos para os moradores, explicando sobre o dia do recolhimento e separação correta do lixo.
Para que este projeto desse certo, Magda frisa que primeiro foi preciso trabalhá-lo na escola para em seguida repassar à comunidade. Como forma de ampliar o conhecimento no assunto, os alunos tiveram uma conversa com a professora Salete Sebastiany Alves que abordou atitudes simples que contribuem para a diminuição do lixo como a utilização de sacolas de pano no supermercado, utilizar os resíduos orgânicos como adubo, entre outros.
A moradora Tânia Rockenbach já faz a separação do lixo em sua residência e vê como positiva a ação proposta pela escola. “É importante a comunidade também se conscientizar e estar a par deste problema, já que o recolhimento na localidade ocorre uma vez por semana. Se cada um fizer sua parte, já é um excelente começo para contribuir com a limpeza de Arroio Grande”.


