NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Exposição ‘Fashion: Valorizando as Mulheres’celebra a identidade única de cada mulher

    11 de maio de 2025

    O desafio de ser mãe em meio a uma emergência climática

    11 de maio de 2025

    Tradição e criatividade marcam a 6ª Gincana Arroio do Meio

    11 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com três partidas decisivas Campeões de 2025 serão conhecidos domingo

      9 de maio de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com três partidas decisivas Campeões de 2025 serão conhecidos domingo

      9 de maio de 2025

      Definidos finalistas do campeonato

      3 de maio de 2025

      Com dois gols de vantagem, Inter está mais próximo do título

      14 de março de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » 2º Encontro da Família ocorre amanhã na Matriz
    Eventos

    2º Encontro da Família ocorre amanhã na Matriz

    adminBy admin14 de agosto de 2015Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Para celebrar a Semana da Família, ocorre amanhã, dia 15, a segunda edição do Encontro da Família. O evento que se realiza na Igreja Matriz de Arroio do Meio é organizado pela Pastoral Familiar, vinculada à paróquia. Além disso, busca repetir o sucesso do ano passado, lotando as dependências da igreja.

    A programação ocorre durante a missa das 18 horas e contará com a participação do Pe. Érico Hammes, que é Doutor em Teologia e professor na PUC em Porto Alegre. O Pe. Érico esteve por duas semanas em Roma com o Papa – confira relato na página 03 -, sendo que foram somente cinco teólogos do mundo e ele representou a América Latina. Neste período, discutiram pontos importantes dos caminhos que a igreja deve trilhar daqui para frente.

    Também haverá a presença do psicólogo e terapeuta Familiar, Cândido Lorenzatto, que intercalando as falas com o padre Érico, abordará o tema “A paz na família e na sociedade”. Além dos palestrantes, haverá projeção de músicas e mensagens no data show para receber o público e a participação do Coral Novo Brilho de Travesseiro, sob a regência de Paulo Haas. Em entrevista ao AT, Cândido Lorenzatto fala sobre a importância da família na sociedade e o maior desafio que ela enfrenta nos dias atuais.

    AT – Qual é a definição de família para o senhor? E o que é uma família saudável?

    Cândido Lorenzatto – Família é uma comunidade de afeto. Para ser saudável, além do afeto, deve existir respeito entre seus membros e liberdade com responsabilidade.

    AT – Qual a importância da família na sociedade?

    Cândido – Sua importância é fundamental. Não há instituição que possa substitui-la. É nela que o ser humano faz as experiências mais importantes de paz ou de guerra. A formação de uma personalidade sadia está, em grande parte, no alicerce familiar.

    AT – Qual é o maior desafio da família hoje?

    Cândido – Num mundo tecnologicamente evoluído, o maior desafio, talvez seja, a capacidade de comunicação entre os membros da família. A arte de bem viver é a arte de relacionar-se.

    AT – Qual o principal inimigo da família e como combatê-lo?

    Cândido – Certamente, não há um único inimigo (desafios) da família. Atrevo-me a indicar alguns: numa sociedade que incentiva o egoísmo (pensar somente em si), supervaloriza o material (compre, consuma) e prega a necessidade de prazer, a qualquer custo, só pode desafiar a convivência familiar sadia e saudável. Pensar em si é importante, mas não só em si, os bens materiais são necessários, mas não podem ser supervalorizados, o prazer faz parte da vida e é bom, mas não pode ser o único norte na vida. Cabe à família, especialmente aos pais, viver e transmitir esses valores no ambiente familiar.

    A Igreja estuda a família em suas transformações

    Segue abaixo relato do Sínodo dos Bispos, do qual o participou o Pe. Érico Hammes. Ele integra parte da direção geral de uma rede mundial de sociedades de Teologia Católica (International Network of Societies for Catholic Theology – iNSeCT). Na ocasião houve uma reunião administrativa de cinco representantes – América do Norte (uma representante dos Estados Unidos), Europa (o presidente da Sociedade Europeia de Teologia, Itália), um representante da África (Costa do Marfim), Ásia e Pacífico (um representante da Austrália), e Pe. Érico (pela América Latina).

    “Entre os dias 05 a 19 de outubro de 2014, aconteceu uma reunião extraordinária dos representantes das diferentes Conferências Episcopais do mundo (um Sínodo extraordinário) para uma primeira etapa de estudos sobre as condições atuais das famílias diante da Igreja Católica. Esse mesmo estudo continuará em outubro próximo, nos dias 04 a 25 de outubro, num Sínodo Ordinário. O tema geral é a ‘Vocação e Missão da Família na Igreja e no Mundo de hoje’. Dentre os temas importantes debatidos, merece destaque a percepção da realidade familiar em suas transformações. A Igreja quer saber, ouvindo as pessoas, quais são as principais questões atuais da família. Ao mesmo tempo em que se alegra quando uma família está bem e quer apoiá-la para que seja ainda melhor, a Igreja nos dias atuais, reflete sobre as novas condições e procura encaminhar formas de acompanhamento. A grande mudança que se pode anunciar é a atenção e a acolhida para as transformações em curso na sociedade atual. Mais do que defender conceitos, a Igreja quer cuidar das pessoas e fazer todo o possível para testemunhar o amor de Deus em favor de todo ser humano em seu ambiente familiar e ser uma presença também nas novas formas e situações das famílias. O documento final de 2014, base para a continuidade em 2015, depois de uma análise da situação, de uma inspiração no Evangelho, na terceira parte sugere algumas linhas de prática: valorização das famílias, atenção para as situações novas de casais separados, divorciados, mães e pais com filhos sem família, e pessoas homossexuais. A mudança a ser sublinhada consiste, então, na forma de avaliar as transformações: a Igreja quer cuidar das pessoas e não condenar; quer aprender e não julgar de forma precipitada”.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Credenciamento para a VI Feira Gastronômica encerra dia 15 de maio

    7 de maio de 2025

    Abertura da 46ª Festa da Bergamota ocorre domingo

    2 de maio de 2025

    “Lágrimas de um Até Breve” é a grande vencedora do Canto da Lagoa

    31 de março de 2025

    Edição de 30 anos da Suinofest é lançada em Encantado

    26 de março de 2025
    Não perca

    Exposição ‘Fashion: Valorizando as Mulheres’celebra a identidade única de cada mulher

    11 de maio de 2025

    A Casa do Museu recebe até 5 de junho sua terceira exposição do ano. Intitulada…

    O desafio de ser mãe em meio a uma emergência climática

    11 de maio de 2025

    Tradição e criatividade marcam a 6ª Gincana Arroio do Meio

    11 de maio de 2025

    Amor Incondicional “Luísa Helena, Heitor Miguel e Anna Sofia, mudaram para sempre nossas vidas”

    10 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Exposição ‘Fashion: Valorizando as Mulheres’celebra a identidade única de cada mulher

    11 de maio de 2025

    O desafio de ser mãe em meio a uma emergência climática

    11 de maio de 2025

    Tradição e criatividade marcam a 6ª Gincana Arroio do Meio

    11 de maio de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Exposição ‘Fashion: Valorizando as Mulheres’celebra a identidade única de cada mulher

    11 de maio de 2025

    O desafio de ser mãe em meio a uma emergência climática

    11 de maio de 2025

    Tradição e criatividade marcam a 6ª Gincana Arroio do Meio

    11 de maio de 2025

    Amor Incondicional “Luísa Helena, Heitor Miguel e Anna Sofia, mudaram para sempre nossas vidas”

    10 de maio de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.