Arroio do Meio – O Cartório Eleitoral da Comarca está convocando a partir de quarta-feira (12), todos os eleitores do município, para o recadastramento biométrico, atualização dos dados, a assinatura digital e fotografia. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, do meio-dia até as 19h, na rua General Daltro Filho, nº 299, sala 105, no Centro (no prédio do Fórum). O prazo se estende até 9 de março de 2016.
Para facilitar o acesso ao registro obrigatório, os eleitores podem agendar o atendimento pela prefeitura. Segundo o chefe do cartório da 104ª Zona Eleitoral, Renato Oliveira de Azevedo, a leitura biométrica dará ainda mais segurança ao sistema de votação, além de atualizar o cadastro geral. “Os dados da Justiça Eleitoral servirão como base para um Registro Nacional Único, cujo projeto já tramita no Congresso Nacional. Nos Estados Unidos foi utilizado o sistema previdenciário”, detalha.
Desde 7 de junho de 2013, a biometria já foi utilizada para realização dos novos títulos eleitorais, totalizando mais 1,1 mil. Restam cerca de 14,8 mil cadastros. O procedimento leva em média oito minutos e também auxiliará na recontagem de eleitores.
Quem não cadastrar as digitais terá o título cancelado, o que resulta em uma série de implicações: não poderá participar das eleições, não poderá renovar passaporte e não poderá assumir cargo público, entre outros.
Eleitores de Travesseiro devem ir à Câmara
Em Travesseiro, o recadastramento biométrico será realizado entre 17 de agosto e 14 de setembro, na Câmara de Vereadores, situada na rua Daniel Ahne, nº 418, sala 3, no Centro. Quatro servidores do Cartório Eleitoral estarão atendendo a população entre às 12h45min e 17h.
Na Comarca os eleitores dos municípios de Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia e Pouso Novo já tiveram a oportunidade de realizar a atualização cadastral.
Que documentos levar?
Carteira de Identidade ou de Trabalho; ou certidões de Nascimento ou de Casamento; ou Certificado de Reservista; Passaporte ou Carteira de Conselho Profissional. O título eleitoral antigo. E um comprovante de endereço atual (emitido nos últimos três meses) – pode ser conta de água ou luz, contracheque, documento de automóvel, matrícula de imóvel atualizada, carteirinha de posto de saúde, ou matrícula escolar.