Arroio do Meio – A manhã do sábado, 24, foi de consciência ambiental, arte, alimentação saudável, solidariedade, saúde preventiva, diversão e integração na Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha. No local aconteceu a 13ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio, Feira do Produtor e Artesanato, exposição e adoção de cães da Associação Arroio-meense de Proteção aos Animais (Apaam), exposição de quadros pintados em óleo sobre tela, orientações do Sine/FGTAS sobre seguro desemprego, dicas de saúde preventiva com a Secretaria Municipal de Saúde e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Enquanto isso, pais, educadoras e crianças confraternizaram na praça, junto aos personagens da revista Nosso Amiguinho, que acompanhados do grupo de escoteirismo Desbravadores Pérola do Vale, fizeram a alegria da criançada.
Novamente com números impressionantes, a Campanha de Descarte contou com a participação especial das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis), que descartaram pilhas recolhidas ao longo do ano entre as famílias dos alunos. “Incentivamos os pais a fazer o descarte correto através dos folders da campanha”, explica a diretora da Ecei Pequeno Mundo, Tatiane Gerhardt da Silva. “Além disso, mantemos composteiras nas escolas, para descarte de restos de frutas e verduras e realizamos uma pesquisa a respeito do uso do óleo de cozinha, para posterior orientação sobre o descarte correto”, afirma, referindo-se a outras iniciativas ambientais realizadas nas escolas.
De acordo com o coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa, foram recolhidos mais de 544 lâmpadas fluorescentes, 335 vidros de conserva, 200 quilos de jornal/papelão, 178 litros de óleo de cozinha, 131 celulares/telefones, 106 televisores, 72 quilos de pilhas, 63 carregadores de celular, 49 rádios, 15 fornos/micro-ondas, entre outros. Idealizado pelo prefeito Sidnei Eckert, o evento vem se consagrando entre a comunidade, incrementando sempre atividades diversas para o envolvimento das famílias. “Acreditamos que ações como esta intensifiquem a cultura de união e integração entre a comunidade, criando um vínculo que valoriza o lado social e fomenta o turismo local”, explica Eckert.

