Vale do Taquari – Depois de uma semana de chuva intensa e enchente, municípios da região e de boa parte do Estado foram afetados por temporais na noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira. Em Arroio do Meio houve precipitação de granizo, mas sem maiores danos em casas e galpões. Já em Travesseiro e Capitão os estragos foram maiores. Nas localidades de São Luiz, Linha Picada Centro, Sete Estradas e Marinheira, interior de Capitão e na Sede e parte das localidades de Picada Felipe Essig e Linha São Miguel, em Travesseiro, os estragos foram consideráveis em função do forte granizo.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Capitão, Daniela Gasparotto, um levantamento preliminar feito na manhã de ontem aponta em torno de 50 famílias atingidas, com telhados das residências e granjas danificados. Foram em torno de cinco minutos de granizo, o suficiente para causar grande prejuízo em residências e na agricultura. No intuito de evitar prejuízos ainda maiores o município distribuiu lonas para que as famílias cobrissem as casas.
Já em Travesseiro, segundo o coordenador da Defesa Civil, Lasiê Amaurí Delazeri, também foram poucos minutos de temporal, mas o granizo, de tamanho considerável, deixou seu triste rastro por onde passou. As pedras de gelo eram de tamanho maior do que um ovo de galinha. Na manhã de ontem ainda eram contabilizadas as casas atingidas, a maioria na Sede.
Agricultura tem prejuízo estimado em R$ 4 milhões
Arroio do Meio – No setor primário do município foi registrada a perda de 550 hectares de milho, 50 hectares de trigo, 300 hectares de pastagem, além da redução na produção de leite em 25%. O valor das perdas, de acordo com o levantamento do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário (Conar) é de aproximadamente R$ 4 milhões.


