Arroio do Meio – Em dois eventos realizados essa semana em Arroio do Meio, o turismo dominou a pauta, mostrando o crescimento e a importância do segmento no município e Região. Os dois momentos distintos ocorreram na terça-feira, 27, iniciando com um Seminário Regional, à tarde, no auditório Irmã Nísia/Colégio Bom Jesus, seguido de um encontro entre a comunidade local à noite, na Casa do Museu.
O Seminário de Turismo dos Vales abordou os temas Perspectivas e oportunidades no turismo e Turismo Rural – desenvolvimento e agregação de renda, encerrando com a apresentação de casos de sucesso. O evento reuniu representantes de 11 municípios e foi promovido pelo Sebrae, Senar e Farsul/Juntos para Competir, em parceria com a Administração Municipal.
A 4ª edição do Conversando sobre Turismo reuniu representantes do Poder Executivo, empreendedores do segmento e interessados no assunto. Na ocasião ocorreu o lançamento oficial da Caminhada do Sol Poente e da Lua Cheia, a realizar-se no dia 28 de novembro – aniversário de Arroio do Meio, numa parceria entre o município e o projeto Passeios na Colônia. O encontro contou ainda com representantes do roteiro Caminhos da Forqueta, que apresentaram a avaliação da recente viagem técnica a São Paulo e a programação natalina do distrito. A primeira edição do Conversando sobre Turismo ocorreu em julho, numa iniciativa da Administração Municipal.
A Caminhada do Sol Poente e da Lua Cheia terá um trajeto de seis quilômetros entre as localidades de Arroio Grande e o Morro São José. A iniciativa ocorre em comemoração aos 81 anos de Arroio do Meio e o quarto aniversário do projeto Passeios na Colônia. As inscrições já podem ser feitas com Alício de Assunção pelo fone 95832672 ou e-mail: valenews@certelnet.com.br. Entre os atrativos, além do jantar no Galpão da Integração e momento místico, haverá o plantio de 81 árvores na localidade de Arroio Grande, onde o grupo será recepcionado pelo coral da comunidade.