Arroio do Meio – Com destaque no sistema educacional, Arroio do Meio classificou-se como finalista do Prêmio Gestor Público 2015. O reconhecimento se deu através do projeto Escola Inclusiva – Educação para Todos. O resultado final será divulgado em 10 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, quando serão conhecidos os projetos vencedores, a partir do tema “Proteção à infância e à adolescência”. Ao todo, 84 cidades gaúchas inscreveram 170 projetos para avaliação, das quais 63 foram selecionadas.
Desenvolvido desde 2009 no município, o projeto Escola Inclusiva – Educação para Todos, atende mais de 50 alunos com necessidades educativas especiais nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). O objetivo, segundo a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, é incluir estas crianças na escola regular, oferecendo uma educação de qualidade para todos os alunos. “O projeto busca a construção de um sistema educacional inclusivo, através da promoção de ações que tenham como foco a equalização de oportunidades e a garantia do direito de uma educação de qualidade para todos”, explica. “Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam e acolham à diversidade de seus alunos”, afirma a secretária.
Entre as principais ações do projeto estão a formação para os professores a partir da temática; implantação de salas de recurso nas escolas para atendimento das crianças e adolescentes com deficiências; reelaboração do projeto político pedagógico das escolas; adequações físicas de promoção à acessibilidade nas escolas; adesão a convênios específicos e ampliação de vagas na APAE; transporte escolar diário para alunos e famílias usufruírem de atendimentos; concurso público para monitoras realizarem atendimento individualizado, entre outros.
Saiba mais
Sobre o Prêmio Gestor: O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002, com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).
Sobre a Educação de Arroio do Meio: Arroio do Meio investe anualmente cerca de R$ 15 milhões na Educação, o que representa 34% do orçamento do município. Ao todo, conta com 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), mais oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis). Com projetos voltados para a Educação Integral, o estreitamento de laços entre escola e família, valorização das escolas rurais, formação continuada para os professores e funcionários, soma ações que buscam melhorar a cada dia a qualidade do ensino oferecida aos mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental e 750 crianças da Educação Infantil.