Arroio do Meio – O CTG Querência do Arroio do Meio está com tudo pronto para a realização de seu 13º Rodeio Crioulo Estadual que acontece nesta sexta, dia 06, sábado, dia 07 e domingo, dia 08 de novembro. Serão três dias de cultivo da tradição gaúcha com destaque para as provas de tiro de laço. O rodeio, que será realizado no Parque Municipal de Eventos tem o apoio da Prefeitura e do Sicredi, com a distribuição de premiação que se aproxima de R$ 10 mil mais medalhas e troféus.
A programação inicia na sexta-feira, dia 06, com abertura dos portões e recepção dos visitantes a partir das 08 horas. As competições de tiro de laço iniciam às 14 horas, com a prova de Laço Individual seguido da Taça Cidade de Arroio do Meio que inicia às 17 horas.
No sábado, dia 07, as provas de laço iniciam as 08 horas com disputa nas categorias vaqueano, veterano, rapaz, patrão, capataz e laço irmão. O laço de equipe começa às 11 horas e o laço de duplas às 18 horas. As inscrições para o laço de duplas se encerram às 19 horas. Os competidores devem estar munidos com o cartão do tradicionalista, documento pessoal com foto, GTA e carteira de vacinação dos cavalos.
No domingo, as provas de laço começam às 7h30min com retardatários do laço equipe e às 08 horas, provas nas categorias piá, guri, prenda e pai e filho. Ainda no sábado, às 10 horas, acontece final do laço de duplas; às 13 horas, prova de rédea e chasque e às 14h30min, laço da vaca parada nas categorias piá e piazito. A última atração será a partir das 15 horas, com a final do laço equipe, seguido do encerramento e entrega da premiação às 18 horas.
Expectativa do rodeio
Segundo Loivo Fuhr, capataz da invernada campeira, o rodeio deverá ter a participação de mais de 300 laçadores oriundos de mais de 50 entidades tradicionalistas, vindas de várias regiões do Estado.
O rodeio terá um serviço de sonorização com a contratação de dois narradores que se revezam durante as provas, além de dois juízes das provas. Visando a qualificação das provas, o CTG acertou uma parceria com a Cabanha Machry de Venâncio Aires, que vai disponibilizar mais de 250 animais bovinos que serão utilizados nas provas de laço.
Infraestrutura do Parque
Para bem receber os visitantes, o CTG Querência do Arroio do Meio preparou o Parque Temático que oferece um amplo espaço para estacionamento e para acampamento, com rede de iluminação e pontos de captação de energia e banheiros para o público. Para o rodeio deste ano foi investido em melhorias na rede de distribuição de água potável.
A infraestrutura do parque também inclui serviço de copa e cozinha. Durante os três dias do rodeio será servida comida campeira no Galpão do CTG, enquanto que na área campeira vai funcionar serviço de copa com venda de bebidas e cozinha com pastel, cachorro quente, churros, crepe, algodão doce, doces de Pelotas, sorvete e tenda de cucas, pães, doces caseiros feitos na hora. No local também estará instalado caminhão com loja de artigos tradicionalistas, afiador de facas, loja de brinquedos e brinquedos diversos.
Mesmo tendo arquibancada coberta com capacidade para 300 pessoas, os organizadores alertam ao público para trazer cadeiras para garantir lugar para sentar e tomar o seu chimarrão durante a disputa das provas que seguem até uma determinada hora na parte noite já que a pista de laço possui iluminação. Para acessar o rodeio será cobrado ingresso de R$ 5 com direito a concorrer ao sorteio de um cavalo da raça crioulo ofertado pela Cabanha Duas Meninas.