Arroio do Meio – Ampliando o projeto de oficinas terapêuticas, em andamento desde junho no Posto de Saúde Central, a Estratégia de Saúde da Família (ESF4) São Caetano realiza, desde setembro, encontros quinzenais para a comunidade do bairro, sempre nas primeiras e terceiras quintas-feiras do mês. Intercalados com momentos de rodas de conversa e aulas de artesanato, os encontros são ministrados por profissionais da Saúde e pela artesã Gládis Labres.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Maria Helena Matte, as oficinas têm o foco de saúde preventiva e curativa, uma vez que oferece um ambiente de cuidado e socialização para pessoas que estejam passando por alguma angústia e/ou queiram fazer amigos e compartilhar histórias. “É um espaço de apoio e cuidado, e a proposta é que os pacientes se sintam acolhidos”, explica Helena.
Convidada pela agente de saúde para conhecer o projeto, Teresinha Fröder, 57 anos, gostou tanto do primeiro encontro que retornou ao Posto na última semana. “Achei muito bom. É um lugar para a gente se abrir, conversar, falar das dificuldades do dia a dia”, afirma a aposentada que já participou de uma roda de conversa e de uma aula de artesanato, onde as participantes aprenderam técnicas de patchwork. Interessados em saber mais informações podem entrar em contato pelo 3716-1166 ramal 221, ou pelo 3716-2159.
Saiba mais:
Inaugurada em 27 de junho deste ano, a UBS São Caetano possui infraestrutura para atender mais de 2.500 pessoas/600 famílias dos bairros São Caetano e Novo Horizonte.
As oficinas terapêuticas oferecidas na ESF ocorrem quinzenalmente, sempre na primeira e terceira quinta-feira do mês, a partir das 13h30min. O objetivo é a promoção da saúde preventiva e curativa, intercalando rodas de conversa e aulas de artesanato.
Próximos encontros: 19 de novembro e 3 e 17 de dezembro.