NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Recursos do fundo partidário não chegam aos municípios
    Eleições 2018

    Recursos do fundo partidário não chegam aos municípios

    adminBy admin22 de janeiro de 2016Nenhum comentário8 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A menos de 10 meses para as eleições, os partidos preparam-se para a corrida municipal. A minirreforma política realizada no ano passado mudou a legislação eleitoral e exige um pouco mais de atenção de partidos e candidatos. No intuito de impedir que candidatos tenham vínculo com empresas e assim as beneficie durante a gestão, a legislação impede, a partir de 2016, que pessoa jurídica doe dinheiro para campanhas eleitorais. Doações de pessoa física, devidamente identificada, continuam valendo.

    Outra mudança para este ano diz respeito ao fundo partidário, que é a soma de um repasse da União e a receita de multas, como aquelas pagas pelos eleitores em situação irregular. Este fundo destina-se para as legendas políticas, no intuito de garantir sua autonomia financeira. Neste ano, a União tem a previsão de destinar R$ 819 milhões para o fundo. Quase três vezes a mais do que o proposto inicialmente, R$ 311 milhões. A justificativa é de que o aumento compensaria o valor perdido com as doações de empresas.

    Pelas normas eleitorais, 5% do total são distribuídos em partes iguais para todos os partidos que tenham seus estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. O restante, 95%, são distribuídos às siglas na proporção dos votos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

    Embora a doação de empresas seja uma prática comum, na microrregião os principais partidos políticos dizem que o seu fim não trará grandes mudanças. Poucos afirmam já ter recebido dinheiro de pessoa jurídica. Já o fundo partidário, a grande maioria dos partidos consultados nunca recebeu.

    Arroio do Meio

    O presidente do PP, Gustavo Kasper, diz que a proibição da doação de empresas para a campanha não traz grande impacto ao partido no município, já que estas doações não foram significativas nas últimas eleições municipais. A maior parte da receita utilizada na campanha, assim como em outros anos, deve vir de doações de pessoas físicas e de recursos dos próprios candidatos. O partido, segundo Gustavo, não dispõe de dinheiro em caixa: “Mal consegue pagar as despesas”. O presidente prevê uma campanha com gastos amenos, o que a própria legislação eleitoral já prevê, com a redução de 30% no limite de gastos em relação à eleição anterior.

    Em relação ao Fundo Partidário, Kasper diz que ainda não tem informações sobre como vai funcionar o rateio no partido. O líder progressista afirma que até abril o partido deve ter todas as decisões acerca do pleito municipal. O que há de certo é que o partido vai ter candidatura para a majoritária. O seu nome está à disposição do partido para cabeça de chapa. PP e PDT conversam sobre a manutenção da coligação, além de estar muito próximo do recém-criado PRB.

    O membro do PT, Paulo Kuhn, diz que as despesas da próxima campanha devem ser custeadas com doações de pessoas físicas e filiados, sem impacto com o fim da doação de empresas. Também deve contar com a colaboração de deputados e senadores na confecção do material de campanha. Em relação ao Fundo Partidário, Kuhn afirma que o diretório municipal não tem recebido este recurso nas campanhas, bem como doação de empresas.

    O PRB, criado no ano passado e presidido por Alex Sandro Theves, aguarda as instruções do diretório estadual a serem repassadas na semana que vem em reunião na capital do Estado. Theves não sabe como vai ser a divisão do Fundo Partidário.

    Um dos líderes do PSDB, Adailton Cé, diz que o partido está se organizando e que ainda não há definições mais pontuais acerca da campanha de outubro. Contudo, disse que é certo que política o partido vai fazer.

    Nelson Paulo Backes, presidente do PDT, destaca que o partido, em âmbito municipal, nunca se beneficiou de doações de empresas. “Fazemos um trabalho político relacionado ao debate de ideias”, afirma, observando que a questão financeira de outubro ainda não foi debatida. Assim como outros partidos, o PDT nunca recebeu recursos do Fundo Partidário. “Vamos pedir, a distribuição tem que acontecer”.

    Já o PTB, presidido por Antenor Francisco dos Santos, também não recebe ajuda do fundo partidário e nem de empresas. A campanha deve ser bancada com recursos dos candidatos e doações de pessoas físicas.

    O vice-presidente do PMDB, Norberto Dalpian, afirma que o fim das doações de pessoa jurídica não impacta na campanha do partido no município, tendo em vista que esta sempre é franciscana e nunca dependeu de doação de empresa. Segundo ele, a campanha do PMDB nunca é feita com valores exorbitantes, já que é baseada em reuniões de grupo, reduzindo gastos. Os custos, principalmente de material impresso, acaba sendo absorvido com contribuições dos filiados e recursos próprios dos candidatos. Jaqueline Kuhn, tesoureira do PMDB, diz que nos três anos que está na função não houve qualquer repasse do fundo partidário.

    Pouso Novo

    O presidente do PDT de Pouso Novo, Cosme Zago, revela que doações por parte de empresas praticamente nem existiam. “Trabalhamos com o fundo partidário por questões legais, mas na prática a maioria das despesas tem sido arcada pelos próprios candidatos. Alguns deputados ajudavam um pouco, mas não há como saber se as mudanças vão impactar na prática”, atribuiu.

    O presidente do PSB, Natalício Berlamindo, revela que o partido ainda estuda as formas de financiar a próxima campanha, uma vez que a sigla foi fundada recentemente no município e vem de uma coligação. “Vamos ter de usar a criatividade no marketing eleitoral para suprir a deficiência financeira. Os partidos menores acabam sendo injustiças e sufocados. Os repasses do fundo partidário vão servir apenas para cobrir os custos básicos. A lei só oficializa o que já funcionava de praxe”.

    Travesseiro

    O Partido Progressista de Travesseiro ainda não analisou o impacto das mudanças na arrecadação de recursos para campanha. O presidente Delmar Fuchs afirma que a divisão do fundo partidário não é justa e que estratégias serão discutidas para propaganda eleitoral. “Em meio a tanta falta de credibilidade nos partidos, é preciso pensar no bem do município”, resguarda.

    O presidente do PMDB, Ariberto Quinot, revela que a sigla nunca recebeu dinheiro da iniciativa privada. “Sempre contribuições pessoais dos agentes políticos, que pagam as despesas do partido e sobram para usar na campanha”, conta.

    O presidente do PT, Orlando Rauber avalia que o financiamento público ainda é melhor do que o privado, que culminava no favorecimento às empresas doadoras. “A militância sempre colaborou, especialmente os que possuem cargo […] E algo do fundo partidário, deve vir para os recursos pequenos”.

    O presidente do PTB, Sidinei Fussinger, acredita que os recursos do fundo partidário só vão chegar até os diretórios estaduais. “Trabalhamos exclusivamente com recursos dos agentes políticos. O diretório estadual só envia material da sigla. Mas, apesar de tudo, será uma campanha livre e um ano cheio de novidades”, compartilha.

    Adriano Steffler, presidente do PSB, também avalia que as mudanças na legislação não vão gerar impactos na campanha, em comparação à última eleição. “O diretório estadual só repassa material publicitário e o dinheiro para campanha e combustível é arcado pelos próprios candidatos. Faremos a mesma campanha limpa de quatro anos atrás. Assim como perdemos de forma limpa, podemos vencer”, estimula.

    Capitão

    O presidente do PDT de Capitão, Cristiano de Almeida, revela que o partido sempre dependeu de recursos próprios de seus candidatos e espontâneos de simpatizantes. Para ele, a divisão do fundo partidário não é justa, pois prejudica os municípios pequenos. “Nem é possível contar com o fundo”.

    O presidente do PP, Valdir Dalmoro, afirmou que vai procurar o diretório estadual para cobrar o repasse destes recursos. “É muito dinheiro para não chegar até a ponta. Seria justo que chegasse, porém, duvido. Uma campanha demanda de inúmeras despesas burocráticas e práticas, que geralmente são arcadas pelos próprios correligionários e colaboradores.

    O presidente do PT, Laerson Hendges, também vai procurar o diretório estadual para averiguar a situação.

    O presidente do PSDB, Daniel Hunhoff, consultou a assessoria jurídica do partido, que revelou que poucos recursos do fundo partidário chegarão até o município. A sigla vai atuar com recursos próprios doados pelos candidatos e membros do diretório. “Como não possuímos cargos públicos, vamos sair da estaca zero. Vão predominar as propostas e a credibilidade dos candidatos. A vantagem de uma campanha num município pequeno é que todos conhecem a trajetória das pessoas. E nosso partido já tem intensificado o diálogo com a comunidade”, declarou.

    Marques de Souza

    Para o presidente do PMDB de Marques de Souza, Claudiomiro Arnhold, a proibição do financiamento privado diminui vínculos com empresas e maracutaias. E o aumento do fundo partidário elimina a necessidade de se buscar doadores. “Se chegarem, os recursos serão bem utilizados. As campanhas mais curtas sem comícios também diminuem os custos. A vantagem será das pessoas que gostam de estar envolvidas com a comunidade”, persuadiu.

    Os demais presidentes de partidos foram procurados, mas não foram localizados pela reportagem.

    Arroio do Meio Capitão Marques de Souza Pouso Novo Travesseiro
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Dália pode exportar carne de frango a países de origem muçulmana

    18 de agosto de 2020
    Não perca

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das…

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.