Arroio do Meio – O Departamento de Cultura, instalado junto à Casa do Museu, reinicia as atividades culturais do ano com movimentada agenda, incluindo cursos de artesanato, turnê teatral, sessões de cinema e a continuidade da exposição ‘Um recorte no tempo – Retratos da História da Saúde de Arroio do Meio – 1900/1960’, organizada pela coordenação técnica do Museu Público Municipal. Além destas atividades, a equipe está envolvida na decoração e programação de Páscoa no município.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, o município promove dois cursos de qualificação e diversificação do artesanato local. De 08 a 11 de março, a instrutora Marlusa Carvalho ministra o Curso de Artesanato em Porongo. Logo depois, de 14 a 18, a artesã pelotense Márcia Duran, retorna a Arroio do Meio com o Curso de Tecelagem e Feltragem. As qualificações são de quatro dias cada, nos períodos de manhã e tarde, certificadas em 32 horas/aula e direcionados preferencialmente às produtoras rurais, artesãs e maiores de 18 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até 29 de fevereiro, na Casa do Museu. Mais informações pelo fone (51) 3716 1166 ramal 211, com Cláudia Jung.
Na semana de 08 a 11 de março, a Companhia de Artes Cênicas La Vaca, de Florianópolis, estará em Arroio do Meio com a turnê do espetáculo “O Homem de Agrolândia”. O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura e envolve várias ações gratuitas que ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista. A comédia se passa numa pequena cidade do interior catarinense, com relatos autobiográficos de Malcon Bauer, autor e protagonista da peça. O solo cômico e confessional, que tem direção de Renato Turnes, é um resgate de origens compartilhado através de um jogo bem-humorado com a plateia. A duração é de 75min. A programação ainda inclui encontro com grupos e artistas locais, seguido de workshop sobre Produção Cultural e a oficina A piada está em mim.
Março marca ainda o retorno das oficinas de cerâmica com a artesã Claudia Jung, com aulas semanais no atelier localizado no subsolo da Casa do Museu. Informações e inscrições no local. E a partir do dia 17, reiniciam as sessões semanais gratuitas de cinema, sempre nas quintas-feiras, às 19h, no sótão da Casa do Museu, espaço onde está instalado o Cineclube Real. A comunidade também é convidada a prestigiar a exposição vigente no Museu, cuja contextualização faz um recorte na história da saúde no município, de 1900 a 1960. A Casa do Museu – rua Visconde do Rio Branco, 604 – está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min.


