Marques de Souza – A semana que passou proporcionou espaço para a criatividade e conhecimento a um grupo de artesãs do município. Elas participam do curso de artesanato em porongo proporcionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) que se conclui hoje.
Ministrado pela instrutora de artes da área promocional e social do Senar, Marlusa Carvalho, a iniciativa reúne 12 participantes durante 32 horas de aula nas quais aprendem técnicas de aproveitamento de porongos transformando-os em objetos de decoração e utilitários. De acordo com Marlusa, o porongo praticamente existe em todas as regiões do Estado. “Os que são utilizados no curso provêm da região. São variedades como gota, cuia e doce”.
A profissional também destaca que até pouco tempo, o material, por diversas ocasiões, era descartado em função de não ter outra utilidade a não ser para fazer cuias de chimarrão. “Os formatos interessantes são perfeitos para a transformação do porongo em figuras e utilitários, como espantalho, galinha, abelha, casa para passarinhos, abajur, vaso de plantas, dentre outros, que podem ser comercializados, incrementando a renda das artesãs que estão utilizando de toda a criatividade durante o curso”, acrescenta a instrutora.
No currículo consta a apresentação da matéria-prima e suas variedades para uso artesanal, abordando a compatibilidade com outros materiais, o conhecimento das ferramentas, noções de comercialização, decoração e acabamento, além da preservação do meio ambiente e a legislação que rege. A realização do curso no município foi encaminhada através de solicitação da Emater/RS-Ascar e Associação dos Artesãos locais.