Arroio do Meio – Organizada pela equipe de Saúde Mental do Hospital São José, ocorre na quarta-feira, dia 18, a III Caminhada Loka de Boa. A caminhada inicia às 13h30min, com saída em frente à Loja Paludo, percorrendo a Dr. João Carlos Machado e encerramento na Rua de Eventos com roda de chimarrão. A data lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
A ação, realizada pelo terceiro ano seguido no município, tem como público profissionais da saúde e usuários dos serviços no município, bem como simpatizantes da causa e comunidade em geral. Várias pessoas, inclusive de outros municípios confirmaram presença, fazendo com que a ação tenha nível regional.
Para a psicóloga Grasiela Piassini, a ideia é convidar a comunidade para ir desmitificando a “loucura” e o cuidado em saúde mental. Segundo ela, a Luta Antimanicomial compõe o cenário nacional como um movimento por um atendimento digno às pessoas com sofrimento mental, lembrando que todos têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
O movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais – manicômios, por serviços de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas, junto a sua comunidade, de modo a atender as diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge ou se manifesta. “Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental, capaz de oferecer atendimento a população de todas as faixas etárias e apoio às famílias”.


