NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Campanha autorizada
    Agricultura

    Campanha autorizada

    adminBy admin19 de agosto de 2016Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A partir desta semana está desencadeada e autorizada a campanha das Eleições Municipais deste ano, lembrando que a eleição está programada para o dia 2 de outubro.

    As pequenas mudanças na legislação repercutem de uma forma bastante intensa, principalmente na forma de realização da campanha, tanto para os partidos políticos como para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Foram adotadas novas regras para a utilização de recursos financeiros, proibindo que empresas, pessoas jurídicas, contribuam, apoiando candidaturas. A confecção de materiais está bem mais restrita. Os prazos, o tempo de campanha diminuiu, estando menor o período em que no rádio ou na televisão aconteça a participação de candidatos, na propaganda gratuita.

    Há uma constatação de que as campanhas deste ano serão mais enxutas, com menores gastos, porque as agremiações têm arrecadações diminuídas. Esse fator contribui para um modelo diferente de captação de votos, restando à maioria dos candidatos, o recurso do contato pessoal com o eleitor, multiplicando, outrossim, as visitas, as caminhadas.

    A justiça eleitoral tem a intenção de diminuir a influência do poder econômico, do uso da máquina administrativa em favor de candidatos. Esta proposta é importante e oportuna, mas não basta ampliar o rigor da fiscalização sobre os recursos legalmente utilizados, se não ocorrer também uma preocupação com o que poderá acontecer com os tradicionais “caixa dois”.

    O clima eleitoral deste ano é diferente de outros momentos, é o que se vê e o que se escuta. Nós temos um cenário nacional onde a política está desacreditada. O eleitor quer respeito, não admite que candidatos venham falar de “promessas”.

    Nas enquetes feitas por aí é comum observarmos que o eleitor diz decidir o seu voto a partir do currículo do candidato, analisando o seu envolvimento com a comunidade e a seriedade de suas propostas, que tenham possibilidades de realização. Mas acima de tudo o que se denomina de “ficha limpa” será um fator decisivo.

    Nos últimos 30 anos, em todas as campanhas das eleições municipais, tenho feito reflexões desta natureza, no sentido de identificar as proposições que possam contemplar os anseios do setor agropecuário, considerando a importância e o peso da produção primária na economia do nosso município e em outros da região.

    Estamos em um meio onde o setor primário está bastante evoluído, com produtores realmente profissionais. Até dá para arriscar a dizer que a maioria é independente, sabe o que é preciso fazer na condução de sua propriedade e de suas atividades. No entanto, cada qual precisa do apoio do Poder Público, em algum momento, sobretudo quando se trata de prestação de serviços ou na intermediação na busca de soluções, como é a área ambiental, de sanidade animal, sistema de inspeção de seus produtos.

    Além da questão da sucessão da propriedade familiar, que passa pela motivação do jovem a permanecer nesse meio rural, será importante desenvolver projetos de diversificação de atividades, pois nem todos poderão continuar a produzir leite, suínos ou aves. Quem sabe a agroindústria, de caráter familiar, poderá ser incentivada, com a efetivação do Susaf ou do Suasa, como instrumentos determinantes.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Novo caso de gripe aviária em aves silvestres é registrado no RS

    6 de março de 2026

    Coordenadora do Meio Ambiente alerta para aterros e desmatamentos irregulares

    14 de novembro de 2025

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Não perca

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Sair do interior rumo à cidade grande é, para muitos, um salto no escuro. Para…

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.