Arroio do Meio – Centenas de pessoas participaram da programação especial realizada na Rua de Eventos no sábado, 3. A manhã de integração marcou o aniversário de seis anos da Feira do Produtor e 17ª Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio. Abrilhantaram a manhã a Feira de Artesanato, o lançamento do 5º Leitão no Tonel de Palmas, a Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (Apaam), a verificação de pressão arterial com profissionais da saúde, a degustação de produtos coloniais e a mateada com ervateira Safra.
Adeptos a uma alimentação natural há mais de uma década, o casal de Lajeado, Odilom Segovia, 32, vegano e Jéssica da Silva, 25, vegetariana, vieram comemorar os seis anos da Feira do Produtor de Arroio do Meio junto com o filho Gael Sol, de 1 ano e três meses. Organizadores de uma feira vegana em sua cidade, o casal conheceu a feira local em 2013, através dos agroecológicos de Forqueta, e desde então são clientes fiéis da feira realizada todos os sábados no Centro. “Somos muito gratos e felizes por estar aqui hoje. Vida longa para a Feira do Produtor de Arroio do Meio”, desejou Jéssica.
Em breve cerimônia realizada na ocasião, a feirante Leoni Gerhardt ressaltou o crescimento da feira e a importância da atividade na renda das famílias envolvidas. “É muito gratificante fazer parte desse projeto, acho que estamos fazendo um mundo um pouco melhor. Os feirantes devem cuidar com muito carinho para garantir a continuidade da feira”, afirmou. O prefeito Sidnei Eckert resgatou o início das mobilizações para o retorno da realização da feira, ainda em 2009, com a união da Secretaria Municipal da Agricultura, Conar, STR, Emater e feirantes. Agradeceu de forma especial aos produtores, que “acreditaram e abraçaram a proposta e hoje estão felizes, colhendo os frutos dessa parceria com a comunidade”.
A manhã seguiu com a Feira e a Campanha de Descarte, que registrou o recolhimento de 771 eletroeletrônicos, 527 lâmpadas fluorescentes, 308 litros de óleo de cozinha, 280 vidros de café e conserva, 118 quilos de papel, papelão, plástico e garrafas pet, 71 quilos de pilhas e baterias e 21 quilos de medicamentos vencidos foram recolhidos. “Tivemos uma leve diminuição em relação à edição passada, o que é muito positivo, pois reflete o efeito de 17 campanhas já realizadas, em que a comunidade compareceu e descartou o que tinha guardado em casa”, afirma o coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa. A próxima edição ocorre em 19 de novembro.

